-
O Brasil de Heraldo do Monte no disco Guitarra Brasileira||Heraldo do Monte’s Brazil on the album Guitarra Brasileira
- Voltar
Metadados
Descrição
Orientador: Hermilson Garcia do Nascimento||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: A presente pesquisa tem como proposta a análise do disco Guitarra Brasileira, de Heraldo do Monte, entendendo-o como parte importante de um projeto de linguagem brasileira no instrumento iniciado com suas experiências no Quarteto Novo (1967). Partindo da sua trajetória na música brasileira instrumental, sua discografia e sua busca pela formulação de uma expressão musical que evitasse os maneirismos do jazz norte-americano, Heraldo procura em suas raízes referências que pudessem contribuir com o que ele mesmo chama de "sotaque" e, 37 anos após o Quarteto Novo, grava Guitarra Brasileira. Nesse álbum, Heraldo dedica-se totalmente a esse instrumento e dialoga com diversos gêneros da música brasileira baseando-se em sua percepção e experiência. A fim de elucidar elementos que impulsionam a construção desse sotaque, buscamos analisar todas as peças do álbum frente não somente a suas estruturas, mas também aos elementos simbólicos provenientes de um possível diálogo com as matrizes culturais representadas nos temas. Como resultado, é possível notar como variados componentes ligados às nossas memórias contribuem para a arquitetura dessa inscrição subjetiva do artista sobre sua percepção de uma guitarra brasileira||Abstract: This research proposes the analysis of the album Guitarra Brasileira, by Heraldo do Monte, understanding it as an important part of a project directed to a Brazilian language in the instrument which started with his experiences in the group Quarteto Novo (1967). Departing from his trajectory in Brazilian instrumental music, his discography and his search for the formulation of a musical expression able to avoid the mannerisms of North American jazz, Heraldo seeks in his roots references that could contribute with what himself calls an "accent" and, 37 years after Quarteto Novo, he records Guitarra Brasileira. In this album, Heraldo dedicates himself totally to this instrument and dialogues with several genres of Brazilian music based on his perception and experience. In order to elucidate elements that drive the construction of this accent, we attempt to analyze all the tracks of the album relating not only to their structures, but also to the symbolic elements arising from a possible dialogue with the cultural matrices represented in the themes. As a result, it is possible to notice how various components connected to our memories contribute to the architecture of this artist's subjective inscription in relation to his perception of a Brazilian guitar||Mestrado||Música, Teoria, Criação e Prática||Mestre em Música
Autor
Fidalgo, Luiz Fernando, 1981-
Data
2020 | 2020-11-27T00:00:00Z | 2021-03-18T18:42:43Z | 2021-03-18T18:42:43Z
Identificador
FIDALGO, Luiz Fernando. O Brasil de Heraldo do Monte no disco Guitarra Brasileira. 2020. 1 recurso online ( 119 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/357912
Idioma
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Monte, Heraldo do, 1935- | Guitarra | Linguagem | Música instrumental | Improvisação (Música) | Composição (Música) | Guitar | Language | Instrumental music | Improvisation (Music) | Composition (Music)
Tipo
DISSERTAÇÃO DIGITAL