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Violinos imperiais : luteria brasileira no século XIX||Imperial violins : brazilian violin making in the 19th century
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Metadados
Descrição
Orientador: Lenita Waldige Mendes Nogueira||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Esta pesquisa baseia-se em documentação referente à luteria praticada no Brasil entre a Independência e a Proclamação da República, recorte histórico de fundamental importância para o entendimento da formação do Estado e da sociedade brasileira em todos os seus aspectos. São cinco décadas de história da música com escassa publicação no que concerne aos instrumentos da família do violino (violino, viola, violoncelo e contrabaixo). O presente estudo desvenda todo um universo de construtores de instrumentos de corda e arco praticamente desconhecidos até o momento, trazendo informações inéditas como nomes, endereços, anúncios e especialidades. Também acompanha o percurso de alguns lutiês de sucesso no Rio de Janeiro imperial e apresenta raro instrumento de época com descrição organológica pormenorizada. Por fim, propõe resposta a questionamentos não elucidados satisfatoriamente até o momento, tais como, se o Brasil do século XIX tinha Liuteria d'Arte e o que teria sucedido a esses instrumentos do período imperial. Conclui-se, ao final, que praticou-se na então capital brasileira luteria de qualidade cujas bases não puderam ser transmitidas ao século seguinte por conta de relevantes fatos político-sociais e que o costume de se retirar as etiquetas dos instrumentos por motivo comercial descaracterizou a maioria do instrumental construído naquela época||Abstract: This research is based in documentation concerning the practice of string-instrument making in Brazil in the period between the Independence and the Proclamation of the Republic, a fundamentally important historical focus to understand several aspects of Brazilian State and society formation. We are talking about five decades of Music History with scarce documentation concerning violin family instruments (violin, viola, cello and double bass). This study aims to unveil a whole network of bowed instrument builders, practically unknown till the present time, bringing unedited information such as names, addresses, adds and specialties. It also follows the trajectories of some successful luthiers in imperial Rio de Janeiro and presents a detailed organological description of a rare instrument of the time. Finally, it proposes answers to questions still not elucidated, as "Was there Liuteria d¿Arte in 19th-Century Brazil?" and "What had happened to these imperial instruments?" We conclude, at the end, that quality fighting was practiced in the then Brazilian capital, the bases of which could not be transmitted to the following century due to relevant political and social facts and that the custom of removing the labels from instruments for commercial reasons did not characterize most of the instrumental built at that time||Mestrado||Música, Teoria, Criação e Prática||Mestre em Música
Autor
Dantas-Barreto, Saulo, 1964-
Data
2020 | 2020-03-09T00:00:00Z | 2021-03-22T19:45:38Z | 2021-03-22T19:45:38Z
Identificador
DANTAS-BARRETO, Saulo. Violinos imperiais: luteria brasileira no século XIX. 2020. 1 recurso online (143 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/357994
Idioma
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Fabricantes de instrumentos de corda | Instrumentos musicais - História | Música brasileira - História | Musica - Séc. XIX | Instrumentos musicais - Brasil | Instrumentos de corda e arco | Stringed instrument makers | Musical instruments - History | Brazilian music - History | Music - 19th century | Musical instruments - Brazil | Bowed stringed instruments
Tipo
DISSERTAÇÃO DIGITAL