-
O artista contemporâneo enquanto artesão : a presença do fazer manual na arte||The contemporary artist as artisan : the presence of hand making in art
- Voltar
Metadados
Descrição
Orientador: Edson do Prado Pfutzenreuter||Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Refletir sobre a arte contemporânea a partir da ideia de um fazer manual poderá parece anacrônico numa época em que as discussões sobre a prática artística se voltam cada vez mais para os conceitos de imaterialidade e de virtualidade, e em que assistimos ao crescimento progressivo do fenômeno da terceirização técnica num mercado capitalista incentivador de meios de produção industrializados. Contudo, existem formas de manifestação artística que exigem uma reflexão acerca de procedimentos específicos ligados à manualidade na obra, não só como uma forma de reconfiguração matérica e plástica, mas também como uma forma de linguagem que pode refletir e potenciar uma crítica à globalização e ao excesso de consumo, bem como às narrativas do fazer atualmente dominantes. O presente estudo incide nos modos como a cultura do fazer manual do artesão emerge na prática artística contemporânea ocidental, procurando construir hipóteses interpretativas acerca da emergência de novas formas de manualidade, através da exploração de três questões principais: O que significa falar do fazer manual na prática artística? Que configurações tem assumido historicamente esse fazer manual? Que novas dimensões do fazer manual podemos encontrar na prática artística contemporânea? Adotando uma abordagem teórico-empírica de âmbito multidisciplinar, o estudo apoia-se na revisão da literatura para a constituição de um quadro conceitual que sustenta a construção de argumentos e a análise de obras artísticas produzidas por artistas contemporâneos nacionais e estrangeiros, alguns dos quais foram entrevistados, em cujo trabalho se procura evidenciar a apropriação consciente de procedimentos manuais artesanais como estratégia simultaneamente estética e discursiva. O estudo permitiu identificar a emergência de novos lugares e dimensões do fazer manual na contemporaneidade: novos diálogos com o corpo, performance ou a "mão-em-ação", permanência do fazer tradicional manual, uso expandido das técnicas tradicionais e reivindicação de uma posição politizada do fazer. Ao reformular as narrativas convencionais de produção através da escolha deliberada de modos de fazer lentos e comprometidos, os artistas reclamam e postulam uma presença ativa e participativa na produção da obra. O fenômeno da terceirização, assente numa lógica de divisão de trabalho, afasta o artista do ato de fazer mas amplia o fazer anónimo de outros, reforçando assim a centralidade do artista enquanto criador de ideias ao mesmo tempo que instaura uma relação hierárquica entre quem concebe e quem executa o trabalho, o que vem colocar novas questões acerca do fazer e da sua autoria. Embora reconhecendo a natureza exploratória do estudo face à vastidão e complexidade do tema, crê-se que possibilitou um entendimento mais profundo do artista contemporâneo como artesão e da presença do fazer manual na arte, e que o conhecimento produzido poderá revelar-se útil a futuras investigações no campo das Poéticas Visuais.||Abstract: Reflecting on contemporary art from the idea of hand making may appear anachronistic at a time when discussions about artistic practice are increasingly turning to the concepts of immateriality and virtuality, and in which we witness the progressive growth of the phenomenon of outsourcing in a capitalist market that encourages industrialized means of production. However, there are forms of artistic expression that require a reflection on specific procedures related to manual work, not only as a form of material and plastic reconfiguration, but also as a form of language that can reflect and foster a critique to globalization and the excess of consumption, as well as to the currently dominant narratives of making. The present study focuses on the ways in which the culture of craftsmanship emerges in western contemporary artistic practice, seeking to construct interpretive hypotheses about the emergence of new forms of manual making by exploring three main questions: What is the meaning of manual work in artistic practice? What configurations has manual making assumed historically? What new dimensions of manual making can we find in contemporary artistic practice? Adopting a multidisciplinary, theoretical-empirical approach, the study is based on a literature review for the constitution of a conceptual framework that supports the construction of arguments and the analysis of artistic works produced by contemporary national and foreign artists, some of which were interviewed, whose work seeks to manifest the conscious appropriation of manual craft procedures as a strategy that is simultaneously aesthetic and discursive. The study allowed us to identify the emergence of new understandings and dimensions of hand making in contemporary times: new dialogues with the body, performance or "hand-in-action", permanence of traditional manual making, expanded use of traditional techniques, and claiming a politicized position for making. By reformulating conventional narratives of production through the deliberate choice of slow and committed ways of making, artists reclaim and postulate an active and participatory presence in the production of their work. The phenomenon of outsourcing, based on a logic of labour division, removes the artist from the act of making but extends the anonymous making of others, thus reinforcing the centrality of the artist as a creator of ideas while establishing a hierarchical relationship between those who conceive and those who execute the work, which raises new questions about making and its authorship. While recognizing the exploratory nature of the study due to the vastness and complexity of the topic, it enabled a deeper understanding of the contemporary artist as a craftsman and of the presence of manual making in art, and the knowledge produced may prove useful for future investigations in the field of Visual Poetics.||Doutorado||Artes Visuais||Doutora em Artes Visuais
Autor
Vieira, Flávia Manuela Ferreira, 1983-
Data
2019 | 2019-11-28T00:00:00Z | 2021-04-14T14:00:15Z | 2021-04-14T14:00:15Z
Identificador
VIEIRA, Flávia Manuela Ferreira. O artista contemporâneo enquanto artesão : a presença do fazer manual na arte. 2019. 1 recurso online ( 342 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/358972
Idioma
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Mãos na arte | Arte moderna | Artesanato | Artistas | Artesãos | Hands in art | Contemporary art | Handicraft | Artists | Artisans
Tipo
TESE DIGITAL