Descrição
Orientador: Gilberto Alexandre Sobrinho||Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: A partir de três filmes de Nelson Pereira dos Santos: O Amuleto de Ogum (1974); Tenda dos Milagres (1977); Jubiabá (1986), analisados sob o prisma da representação da religiosidade afro-brasileira, esta tese incide sobre o legado religioso-cultural afro-brasileiro, onde se situam o Candomblé e a Umbanda; atenta-se aos debates sobre a nação e ao percurso dos personagens socialmente estigmatizados devido a sua pele negra, à pobreza financeira e/ou a seu aspecto marginal, dando relevo às questões de racismo e às estratégias populares de sobrevivência e resistência cultural. Em adição, ela discorre sobre a trajetória do diretor dos longas-metragens, sublinhando o contexto histórico e sociocultural do período de sua juventude e maturidade, suas influências, atuação artística e política, assim como a relação do seu cinema com o imaginário popular. O estudo é realizado através de uma metodologia multidisciplinar abrangendo Estudos Cinematográficos, História, Sociologia e Dramaturgia.||Abstract: Based on three films by Nelson Pereira dos Santos: The Amulet of Ogum (1974); Tent of Miracles (1977) and Jubiaba (1986), examined through the perspective of the representation of the Afro-Brazilian religiosity, this thesis focuses on the religious-cultural Afro-Brazilian legacy, where Candomble and Umbanda have a prominent role. It also looks at the political-cultural and economic debates taking place in the country during the 70’s and 80’s and the paths taken by socially stigmatized characters due to their black skin, poverty and social marginality. The thesis highlights the issues of racism and common strategies developed by these groups for survival and cultural resistance. In addition, it explores the director’s trajectory, in particular the historical and sociocultural context of his youth and maturity, the influences he was subject to, his artistic and political role, as well as the relationship of his movies with the popular imagination. The analysis is done through a multidisciplinary methodology including cinematography studies, history, sociology and dramaturgy.||Doutorado||Multimeios||Doutora em Multimeios||88882.441658/2019-01||CAPES