-
Abordagem revelativa e expressiva em Luigi Pareyson : aplicações estéticas em educação musical e formação de professores||Revealing and expressive approach in Luigi Pareyson : aesthetic applications in music education and teacher training
- Voltar
Metadados
Descrição
Orientador: Jorge Luiz Schroeder||Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Num sentido de finalização de um trabalho pensado em duas etapas, cuja primeira encontra agora sua aplicação e complemento, esta tese perfaz a ampliação, o aprofundamento e a conclusão de um longo caminho, cujo insight gerou um mero trabalho de conclusão de graduação, que se tornou substancial como pesquisa teórica e compilação de fontes para uma dissertação, e, se pretende por ora finalizado, com aprofundamento teórico-conceitual acumulado em todo o percurso e demonstrações de aplicações práticas em relatos de experiência. O embasamento teórico de todo este percurso é extraído da filosófica de Luigi Pareyson, de sua teoria estética a sua hermenêutica, cuja aplicabilidade se verifica no contexto da educação musical. No atual percurso dessa pesquisa a presente tese investiga no contexto da educação superior na modalidade à distância as contribuições da estética como disciplina prática voltada para a educação musical. Investiga e analisa as possibilidades da estética pareysoniana como instrumental filosófico no processo de formação de futuros educadores e educadoras musicais. Pautada na hipótese de que por meio de experiências estéticas, discentes em processo de formação quando possuem a oportunidade de vivenciar a atividade artística de modo profundo e particular, podem levar consigo nova compreensão sobre o fazer artístico, um modo diferente de olhar e desempenhar sua função docente, atuando como verdadeiros estetas em sala de aula. A luz dos conceitos revelativo e expressivo foi possível compreender quão significativo consiste a estética como instrumental filosófico na formação docente, possibilitando com que alunos e alunas em processo de formação reconhecessem a partir de suas próprias experiências como artistas e também educadores(as), a importância de um(a) educador(a) musical que tem consciência filosófica dos problemas da estética que permeiam o campo da arte. Seja no ato de conduzir uma aula de apreciação musical, no ato de acompanhar o nascimento de uma obra, de vivenciar o nascimento de sua própria obra, na mediação de diálogos reflexivos, na condução de uma execução ou de uma interpretação, seja no incentivo do novo, o verdadeiro esteta em sala de aula reconhece a presença formativa da obra e daquele que a faz||Abstract: Towards the completion of a work thought in two stages, the first of which now finds its application and complement, this thesis completes the expansion, deepening and completion of a long path: whose insight generated a mere graduation final paper, which became substantial as theoretical research and compilation of sources for a dissertation, and which is intended for the moment to be concluded, from the accumulated theoretical-conceptual deepening throughout the course and demonstrations of practical applications verified in experience reports. The theoretical underpinning of this whole path is drawn from Luigi Pareyson's philosophy, aesthetic theory, and hermeneutics, which is applicable in the context of music education. In the current course of this research, this thesis investigates, in the context of higher education in distance learning, the contributions of aesthetics as a practical subject focused on music education. It investigates and analyzes the possibilities of Pareysonian aesthetics as a philosophical instrumental in the formation process of future music educators. Based on the hypothesis that, through aesthetic experiences, when students in the training process have the opportunity to experience artistic activity in a profound and particular way, they can take with them a new understanding of art-making, a different way of looking and performing their teaching function, acting as true aesthetes in the classroom. In the light of the concepts revealing and expressive, it was possible to understand how significant aesthetics is as a philosophical tool in teacher education, enabling students in the process of formation to recognize, from their own experiences as artists and educators, the importance of a music educator who has a philosophical awareness of the problems of aesthetics that permeate the field of art. Be it in the act of conducting a music appreciation class, in the act of accompanying the birth of a work, of experiencing the birth of their work, in the mediation of reflective dialogues, in conducting a performance or interpretation, or in encouraging the new, the real esthete in the classroom recognizes the formative presence of the work and of the one who does it||Doutorado||Música, Teoria, Criação e Prática||Doutora em Música
Autor
Cesca, Sara Cecília, 1983-
Data
2020 | 2020-02-27T00:00:00Z | 2021-05-18T11:35:09Z | 2021-05-18T11:35:09Z
Identificador
CESCA, Sara Cecília. Abordagem revelativa e expressiva em Luigi Pareyson: aplicações estéticas em educação musical e formação de professores. 2020. 1 recurso online (111 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/360375
Idioma
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Pareyson, Luigi, 1918-1991 | Estética | Educação musical | Formação de professores | Pareyson, Luigi | Aesthetics | Music education | Teacher training
Tipo
TESE DIGITAL