Descrição
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2015/15||n/a||n/a||Nesse estudo investiguei o ensino coletivo de instrumento musical - o violão - realizado em uma turma de ensino médio na disciplina de Artes/Música, no Instituto Federal Fluminense (Campos dos Goytacazes - RJ), sob a perspectiva da participação cooperativa entre seus integrantes. A pesquisa, um relato de experiência desenvolvida no decorrer de um semestre, com alunos de níveis heterogêneos de experiência intrumental, foi organizada em três capítulos: no primeiro, descrevi o estado da arte do ensino coletivo de instrumentos musicais em algumas publicações brasileiras, constatndo a existência de um número expressivo de estudos sobre o tema, porém realizados em espaços não formais de ensino; e poucas publicações que compartilham experiências musicais na modalidade "ensino coletivo de instrumentos musicais", no âmbito da educação básica. No segundo capítulo, abordei, entre outros autores, MONEREO e GISBERT, e VIGOTSKI, e seus conceitos de "aprendizagem cooperativa" e "Zonas de desenvolvimento", respectivamente, que utilizei como suporte teórico. No terceiro, examinei as ações de cooperação entre os alunos da turma observada e seus efeitos no processo de ensino/aprendizagem do grupo. Os resultados evidenciados ao longo do estudo mostraram as vantagens verificadas no ensino de música com instrumentos musicais em grupo, com viés corporativo, resaltando a necessidade de estudos sobre a temática que contribuam para tomar as aulas de música momentos de prazer e efetiva aprendizagem.