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Método Prince: registros e análise da aplicação da pedagogia de um mestre sem diploma||Prince Method: Records and Analysis of the Pedagogy of a Master without a Diploma
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Metadados
Descrição
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2015/16||n/a||This master thesis has the objective to analyse The Prince Method: Reading and ear-training
— Rhythm (PMR) and the The Prince Method of Sound (PMS) to describe the ideal form to
apply them, according to the author's pedagogy. Adamo Prince, the author, is also a musician,
composer, arranger and teacher. The PMS is a manuscript book that has been used by Prince
for thirty year to teach relative solfeggio. This research is justified by the studies shortage
about the subject and the high popularity of Prince's methods in Brazil. To materialize the
research, I use both experience reports and the analysis of Prince's manuscripts and textbooks.
This thesis has an interdisciplinary feature, which should be highlighted. On the one hand, the
purpose of the research requires musical and educational knowledge on the other hand it has
some aspects of the History of The Present Time. According to René Rémond (2006),
researches of that type can be a way to record and analyse the historical processes as they
occur: and this is one characteristics of this work. In the same way, also in the historiography
field, I use Michel de Certeau (1982), as theoretical background. But there are other points,
like the Prince's place on the university musical field, which are approached by the sociology
bias. In these cases I use Pierre Bourdieu (2004) (2006) (2007a) (2007b) as theoretical
reference. With this thesis I expect to, at least, help the ones who want develop the musical
perception, the sight-reading performance, the rhythm reading and the solfeggio by using the
Prince's methods.||n/a||Esta dissertação tem o objetivo de analisar o Método Prince: Leitura e Percepção — Ritmo
(MPR) e o Método Prince de Som (MPS) visando descrever a forma ideal da aplicação destes,
segundo a pedagogia do autor, músico, compositor, arranjador e professor, Adamo Prince. O
MPS é um manuscrito não publicado que vem sendo utilizado por ele, nos últimos trinta anos,
no ensino de solfejo relativo. Justifico a pesquisa, em vista da carência de estudos sobre o
tema e a alta inserção dos materiais pedagógicos elaborados por Prince no território do país.
Para concretizar a investigação, uso a combinação de duas metodologias: o relato de
experiência; e a análise dos livros didáticos e manuscritos de Prince. A pesquisa tem um
caráter interdisciplinar, que deve ser ressaltado. Por um lado, a análise dos métodos, proposta
no objetivo desta dissertação, exige conhecimentos e referenciais teóricos sobre música,
educação e educação musical. Por outro, de acordo com René Rémond (2006), as pesquisas
de História do Tempo Presente são uma maneira de registrar e analisar os processos na
medida em que eles acontecem: e esta é uma das características deste trabalho. Ainda no
campo da historiografia, adoto Michel de Certeau (1982), como referencial teórico. Mas há
outros aspectos, sobre o posicionamento de Prince e sua obra no campo dos intelectuais da
música, que são abordados pelo viés da sociologia. Nestes pontos tomo Pierre Bourdieu
(2004) (2006) (2007a) (2007b) como referencial teórico. Espero, com esta análise, ao menos
ajudar aqueles que queiram buscar, através dos métodos de Prince, desenvolver a percepção
musical e a fluência ou a alta performance na leitura rítmica, na leitura à primeira vista e no
solfejo.
Colaboradores
Rocha, Inês de Almeida | Monti, Ednardo Monteiro Gonzaga | Merhy, Silvio Augusto
Autor
Cabral, Roberta Mourim
Data
2018-02-27T19:11:30Z | 2019-01-01 | 2018-02-27T19:11:30Z | 2015-08-31
Identificador
CABRAL, Roberta Mourim. Método Prince: registros e análises da aplicação da pedagogia de um mestre sem diploma. 191 fl. Dissertação (Mestrado em Música). Disponível em: . Acesso em: 27 fev. 2018. | http://hdl.handle.net/unirio/11120
Idioma
Provedor
Direitos autorais
openAccess
Assuntos
80303005 MÚSICA | Prince Method | musical notation | rhythm reading | relative solfeggio | sightreading. | Método Prince | notação musical | leitura rítmica | solfejo relativo | leitura à primeira vista
Tipo
TedeUnirio