-
Além das fronteiras da comunicação teatral: as causas do fenômeno social de Hoje é Dia de Rock.
- Voltar
Metadados
Descrição
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2011/04||n/a||The theatrical play Hoje é Dia de Rock (Today is a Rock Day), directed by Rubens CORRÊA at Teatro Ipanema (1971/1972), became a landmark in Brazilian theater. The play presented a series of ethical and aesthetic innovations in its montage process and in its dramaturgy, opening the doors of history to Brazilian contemporary theater. However, according to Yan Michalski, a rare event in the performing arts occurred: “the normal boundaries of theatrical communication” were overcome. The play became a social and cultural phenomenon, influencing the thinking and behavior of a part of the population and changing the lives of many people; a good part of the audience made a change toward a communication of religious order, turning the show into a worship and Teatro Ipanema into a kind of temple. Why and how this phenomenon occurred is our scope in this work.||n/a||O espetáculo teatral Hoje é Dia de Rock dirigido, por Rubens CORRÊA, no Teatro Ipanema1 (1971/1972), tornou-se um marco no teatro brasileiro. O espetáculo apresentou uma série de inovações éticas e estéticas em seu processo de montagem e em=[] sua dramaturgia, abrindo de vez as portas da história para o teatro contemporâneo brasileiro. Porém, segundo Yan Michalski, ocorreu um fato raro nas artes cênicas: “as fronteiras normais da comunicação teatral” foram ultrapassadas. O espetáculo tornou-se um fenômeno sociocultural, influenciando o pensamento e o comportamento de parte da população, mudando a vida de muita gente, e boa parte do público da peça fez essa ultrapassagem em direção a uma comunicação de ordem religiosa, transformando o espetáculo em culto e o Teatro Ipanema em uma espécie de templo. Por que e como esse fenômeno ocorreu é nosso escopo neste trabalho.
Colaboradores
Bento, Maria Enamar Ramos Neherer
Autor
Soares, Alexandre Lambert
Data
2018-03-13T16:10:19Z | 2019-01-01 | 2018-03-13T16:10:19Z | 2011
Identificador
SOARES, Alexandre Lambert. Além das fronteiras da comunicação teatral: as causas do fenômeno social ocorrido em "Hoje é dia de Rock". 2011. 208f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2010., Rio de Janeiro. Disponível em: . Acesso em: 13 mar. 2018. | http://hdl.handle.net/unirio/11369
Idioma
Provedor
Direitos autorais
openAccess
Assuntos
80305008 TEATRO | Linguística, Letras e Artes | Carioca Theater | Theater Ipanema | Counterculture | Rubens Corrêa | Klauss Vianna | Luiz Carlos Ripper | Body and Space | Reception and Perception | Total Theatre | Teatro Carioca | Teatro Ipanema | Contracultura | Rubens Corrêa | Klauss Vianna | Luiz Carlos Ripper | Corpo e Espaço | Recepção e Percepção | Teatro total
Tipo
TedeUnirio