-
O universo carnavalesco de Rosa Magalhães sob uma perspectiva cenográfica
- Voltar
Metadados
Descrição
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2011/01||n/a||This paper aims at investigating how a professional who is both a theater set designer and a carnival school arts director, produces knowledge in her daily practices and how this knowledge dialogs with her academic background. In this sense, the developed research attempted to re-build the pathways Rosa Magalhães took towards the construction of a unique artistic style. It also aimed at analyzing how much carnival has influenced her artistic design. The greatest challenge taken during the research period was to practice a style of writing which would harmonize with narratives, talks and images that would create possibilities for this paper to ignite everyday experiences. Concerning theory and methodology, choosing an investigative narrative research has enabled the exploitation of typical ways of narrating in set designing context. Videos and photos of past productions were present during the interview sessions which thus allowed Rosa Magalhães to revive some memories and consequently helped in analyzing her career. Rosa Magalhães puts a great deal of her own culture and traditions into her work which therefore leaves personal imprints when she constantly associates her passions, desires and needs which are products of ethic and aesthetic preferences related to time and space. The connections between theater and carnival discourse, her personal experiences and the continuous exchange of ideas helped in the construction of a singular way of making carnival.||n/a||Investigar modos como uma profissional, artista do carnaval e do teatro, produz conhecimentos em suas práticas cotidianas, e de que forma estes conhecimentos dialogam com sua formação acadêmica, foi o objetivo maior desta pesquisa. Nesse sentido, a ação investigativa procurou reconstituir os singulares caminhos percorridos por Rosa Magalhães na construção de um estilo artístico próprio, compreendendo, também, como o universo carnavalesco, no qual estava inserida, influenciou em sua concepção artística. O desafio assumido foi o de exercitar uma escrita que dialogasse com narrativas, conversas e imagens, abrindo possibilidades para um texto potencializador da experiência cotidiana. A opção teórico-metodológica, pela investigação narrativa, possibilitou a exploração de modos de narrar próprios da linguagem cenográfica. A conversa realizada com a artista, onde fotografias e vídeos dos seus carnavais estiveram presentes, permitiu a recuperação de memórias, tecendo uma rede de informações com o objetivo de reviver sua trajetória. Rosa Magalhães, tomada por sua cultura e tradição, deixa transparecer continuamente intensas marcas pessoais ao associar, constantemente, suas paixões, desejos e necessidades aos trabalhos realizados, fruto da união de preferências éticas e estéticas, relacionadas a tempos e espaços. A conexão estabelecida pela artista entre a linguagem teatral e carnavalesca, o contato com o mundo ao seu redor e os contínuos intercâmbios de ideias, contribuíram para a construção de uma estética própria de fazer carnaval.
Colaboradores
Dias, José
Autor
Sampaio, André Sanches
Data
2018-03-19T18:07:31Z | 2019-01-01 | 2018-03-19T18:07:31Z | 2011
Identificador
SAMPAIO, André Sanches. O universo carnavalesco de Rosa Magalhães sob uma perspectiva cenográfica. 2011. 187f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011., Rio de Janeiro. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2018. | http://hdl.handle.net/unirio/11414
Idioma
Provedor
Direitos autorais
openAccess
Assuntos
80305008 TEATRO | Linguística, Letras e Artes | Carnival | Samba School | Set Designing | Process of artistic creation | Theater | Carnaval | Escola de Samba | Cenografia | Processo de criação artística | Teatro
Tipo
TedeUnirio