Descrição
Neste trabalho buscamos refletir sob variados pontos de vista o conceito de “identidade”, e
seu desenvolvimento ao longo da história, dando ênfase à pós-modernidade, sua relação com
o imaginário social, a cultura de massa e a memória. Direcionamos este estudo para a cultura
brasileira e o cinema como suporte para uma representação da identidade brasileira. Para
demonstrarmos reflexos deste conceito na produção nacional e observarmos o mercado
cinematográfico em pleno desenvolvimento a partir das leis de incentivo, analisamos três
longa-metragens de animação: Brichos (2007), A Turma da Mônica em uma Aventura no
Tempo (2007) e Brasil Animado (2011). Por fim, a partir destes estudos e de vivências
pessoais, realizamos a poética “A Velha Gulosa”, um filme de ficção com inserções
animadas, financiado através de leis de incentivo municipal.||This study aims to reflect varied viewpoints on the concept of "identity" and its development
throughout history, emphasizing the post-modernity, its relationship with the social
imagination, mass culture and memory. We direct this study to the Brazilian culture and
cinema as a support for the representation of Brazilian identity. To demonstrate this concept
reflected in national production and look at the film market in full development from
incentive laws, we analyzed three animated feature films: Brichos (2007), A Turma da
Mônica em uma Aventura no Tempo (2007) and Brasil Animado (2011). Finally, from these
studies and personal experiences, we held the poetic "A Velha Gulosa", a fiction film with
animated inserts, financed through municipal incentive laws.||Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES||Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq