-
Fotografia e violência: reflexões sobre corpos (in)dóceis||Photography and violence: reflections about (un)docile bodies
- Voltar
Metadados
Descrição
Esta tese aborda a violência do ato fotográfico. Orientada por um constructo teórico da Cultura Visual, a pesquisa desenvolve-se a partir da experiência do autor em fotografar supostos criminosos em delegacias de polícia na cidade de Uberlândia (2002-2005). Ela destaca a violência do fotojornalista em seu assujeitamento e na sua passividade em relação à violência contra o outro. Ademais, apresenta o desenvolvimento de um fotojornalismo com forte viés social que se contrapõe ao sistema panóptico. O fotojornalismo também é abordado contextualmente entre outras diversas formas de violências que têm a cidade como palco. Ou seja, são considerados os “estados de violência” e os “mecanismos” de produção dela mediados pelo jornal. De modo a concluir, as imagens produzidas e censuradas no contexto do jornalismo (e utilizadas como fonte desta pesquisa) migram para outro espaço – o museu de arte – no qual ganham novas interpretações e sugerem caminhos mais abertos. Ao serem transpostas para outros espaços, as fotografias geram novos e emancipadores sentidos: para o fotógrafo e para a disseminação e reflexão das imagens da violência.||This thesis addresses the violence of the photographic act. Guided by a theoretical construct of Visual Culture, the research is developed from the author's experience in photographing alleged criminals in police stations in the city of Uberlândia (2002-2005). It highlights the violence of the photojournalist in his antipersonification and his passivity in relation to the violence against the other. In addition, it presents the development of a photojournalism with a strong social bias that contrasts with the panoptic system. Photojournalism is also approached contextually among other forms of violence that have the city as a stage. That is, they are considered the "states of violence" and the "mechanisms" of her production mediated by the newspaper. To conclude, the images produced and censored in the context of journalism (and used as the source of this research) migrate to another space - the art museum - in which they gain new interpretations and suggest more open paths. When transposed to other spaces, the photographs generate new and emancipating meanings: for the photographer and for the dissemination and reflection of the images of violence.||Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Colaboradores
Silva, Thiago Fernando Sant´Anna e | http://lattes.cnpq.br/9735682996647548 | Silva, Thiago Fernando Sant´anna e | Santos, Regma Maria dos | Franco, Edgar | Sá, Raquel Salimeno
Autor
Augusto, Paulo Soares
Data
2020-09-15T18:12:41Z | 2020-09-15T18:12:41Z | 2019-02-25
Formato
Identificador
AUGUSTO, P. S. Fotografia e violência: reflexões sobre corpos (in)dóceis. 2019. 237 f. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019. | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10707
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal de Goiás | Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG) | Brasil | UFG | Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual (FAV)
Direitos autorais
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
Assuntos
Fotografia | Violência | Narrativa visual | Arte contemporânea | Violence | Visual narrative | Contemporary art | Photography | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIA
Tipo
Tese