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O mercado de arte goiano e o artista como ser social||The art market from Goiânia and the artist as a social being
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Metadados
Descrição
O trabalho “O MERCADO DE ARTE GOIANO E O ARTISTA COMO SER
SOCIAL” tem como corpus a apresentação de técnicas e conceitos que tornam
o artista cada vez mais próximo do observador de suas obras. Conceitos
oriundos da década de sessenta e de períodos anteriores fizeram com que a arte
se aproximasse de seu público conceitualmente, em que o observável e o
observador necessitavam de uma harmonia intelectual para que a obra existisse.
O trabalho tem a obra “Prancha 6 com cocar Kraô” de Carlos Sena como
elemento diferencial neste processo de reestruturação da arte em Goiânia. Esse fato fez com que pudéssemos enxergar o mercado de arte hoje também como
um elemento em que as amarras sociais funcionam de forma determinante e em
que os preços das obras acabaram se tornando um elemento simbólico das
mesmas, causando um desajuste no poder do artista e do meio em predizer o
valor das obras de forma qualitativa. Por fim, mostramos que o recurso da amarra
social íntima prevista por Olav Velthuis e excessivamente reorganizada pelos
meios eletrônicos faz com que nasça uma outra forma de arte que funciona como
um distúrbio dessas relações sociais.||The present paper “The art market from Goiânia and the artist as a social being”
aims at presenting the tecniques and concepts that bring the artist closer and
closer to the viewer. Artistic concepts developed mostly in the 60’s and earlier
made it possible for the public to become closer to art, the object being observed
and the observer sharing an intelectual harmony that enabled art to exist. The
paper presents the piece “Prancha 6 com cocar Kraô” by Carlos Sena as a
differential element in this process of reestructuring the arts which took place in
Goiânia. It enabled us to understand the art market as a determining element of
the intimate social ties. The prices attributed to works of art thus become a
symbolic element, creating a disruption in the power the artist and his means of
production had in qualitatively predicting the value of a piece. Finally, we show
that the resource of intimate social ties, foreseen by Olav Velthius and
excessively reorganized by electronic mean, gives rise to a new form of art which
works as a disturbance of these very social relations.||Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Colaboradores
Mari, Marcelo | http://lattes.cnpq.br/8059077343813699 | Mari, Marcelo | Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de | Noronha, Marcio Pizarro | Jesus, Samuel José Gilbert de | Guimarães, Leda Maria de Barros
Autor
Coelho , Armando de Aguiar Guedes
Data
2017-05-05T12:51:29Z | 2015-04-14
Formato
Identificador
COELHO, Armando de Aguiar Guedes. O mercado de arte goiano e o artista como ser social. 2015. 239 f. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015. | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7266
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal de Goiás | Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG) | Brasil | UFG | Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual (FAV)
Direitos autorais
Acesso Aberto | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Assuntos
Mercado artístico | Arte goiana | Arte conceitual | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Tipo
Tese