-
Narrativas do olhar: subjetividade no reencontro com minhas imagens e trajetória de vida||Narrativies of the look: subjectivity in the encounter with my imagen and life trajectory
- Voltar
Metadados
Descrição
Esta dissertação apresenta uma narrativa (auto)biográfica de uma trajetória de vida e trabalho. Nele apresento-me como artista visual e diretora de projetos gráficos em formação continuada, refletindo, inicialmente, sobre registros visuais e memoriais que foram determinantes como fatores de identidade e construções do ver e do fazer artístico, e produzindo, ainda, desdobramentos críticos sobre como imagens e experiências de vida estiveram diretamente relacionadas a um olhar eurocêntrico e de origem patriarcal em meus ambientes de intimidade, trabalho e formação escolar e acadêmica. Revisito cenários, acontecimentos e experiências entre casa, escola, trabalho e produções. Intercambio diálogos que refletem lembranças de livros, relacionamentos e confrontos que foram determinantes para construção de meu olhar e de minha produção artística. Marcadores de diferença, principalmente gênero, são pontuados com muita entrega neste trabalho. Após este passeio por memórias e reflexões, revisito com auxílio do olhar da Cultura Visual a motivação que me levou a iniciar esta pesquisa: o lugar da criação e produção visual a partir de identidade, cultura e ambiente. Finalizo a narrativa (auto)biográfica compartilhando uma imagem de uma campanha produzida para representar um evento internacional de Teatro na cidade de Goiânia. Pela escrita, troco desafios, apresento impressões sobre os participantes da criação e minhas próprias sugestões e indagações diante das escolhas visuais e suas origens eurocêntricas e patriarcais impressas em meu olhar. O estudo visa convidar artistas, designers, publicitários e produtores de imagens a considerarem suas histórias de vida em suas criações. E, principalmente, a desenvolverem um olhar mais crítico que considere que os elementos visuais escolhidos fazem também parte de fatores culturais, relacionais e de ambiente e que não são em si determinantes: muitas vezes, apenas reforçam intensamente marcadores de diferença e discriminação social.||This dissertation presents a (self) biographical narrative of a life and work path. In it I present myself as a visual artist and director of graphic projects in continuous formation, inicialy reflecting on visual and memorial records that were determining factors of the identity and constructions of artistic viewpoints and action, and also producing critical developments on how images and life experiences were directly related to a Eurocentric and patriarchal perspective in my intimate environments, work and school and academic training.I revisit scenarios, events and experiences between home, school, work and productions. I exchange dialogues that reflect memories of books, relationships and confrontations that were decisive for the construction of my outlook on life and my artistic production. Markers for differences, mainly gender, are mentioned with a lot of commitment in this work. After this walk through memory lane and reflections, with the help of Visual Culture, the motivation that led me to start this research: I redeem the place of creation and visual production based on identity, culture and environment. I finish the (auto)biographical narrative by sharing an image of a campaign produced to represent an international theater event in the city of Goiânia. Through writing, I exchange challenges, I present opinions about the participants and my own suggestions and inquiries regarding the visual choices and their Eurocentric and patriarchal origins imprinted in my gaze. The study aims to invite artists, designers, advertisers and image producers to consider their life stories in their own creations. And, mainly, to develop a more critical perspective that takes into consideration the fact that the visual elements chosen are also part of cultural, relational and environmental factors and that are not in themselves crucial: many times, they only intensely reinforce markers of differences and social discrimination.||Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Colaboradores
Ferreira, Glauco Batista | http://lattes.cnpq.br/2193871294419921 | Ferreira, Glauco Batista | Martins, Raimundo | Clementino, Elizeu | Guimarães, Leda Maria de Barros | Guimarães, Leda Maria de Barros
Autor
Rodrigues, Mariana Magri
Data
2021-03-18T15:22:47Z | 2021-03-18T15:22:47Z | 2021-01-29
Formato
Identificador
RODRIGUES, M. Narrativas do olhar: subjetividade no reencontro com minhas imagens e trajetória de vida. 2021. 135 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021. | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11170
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal de Goiás | Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG) | Brasil | UFG | Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual (FAV)
Direitos autorais
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Assuntos
Cultural visual | Narrativas (auto)biográficas | Histórias de vida | Identidade e marcadores de diferenças | Arte e educação | Visual culture | (Auto) biographical narratives | Life stories | Identity and difference markers | Art and Education | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS
Tipo
Dissertação