-
Imagens de violência como fetiche no contexto escolar||Images of violence as fetish in the school context
- Voltar
Metadados
Descrição
Esta pesquisa explora possibilidades interpretativas e aprendizagens desenvolvidas a partir de imagens de violência no contexto escolar. Crescentes conflitos de caráter físico, psicológico e simbólico envolvendo alunos e professores, interferem e comprometem processos pedagógicos e de aprendizagem deixando evidente a necessidade de problematizar e discutir a violência em espaços formais e não formais de ensino. Os referenciais teóricos da investigação estão ancorados na perspectiva pós-estruturalista, em diálogo com os princípios da educação da cultura visual. De caráter qualitativo, a abordagem que embasa os procedimentos metodológicos utilizados no trabalho de campo tem como ênfase uma análise crítica da realidade escolar. A pesquisa de campo foi feita na Escola Estadual Deusolina Salles Farias, na cidade de Macapá/AP, e os dados foram produzidos por meio de entrevistas individuais e da realização de um grupo focal com oito estudantes do Ensino Fundamental II, sendo quatro homens e quatro mulheres. Narrativas visuais produzidas pelos participantes da pesquisa contribuíram para a produção de dados significativos que colocam em perspectiva aspectos objetivos e subjetivos da prática escolar cotidiana. Os resultados da investigação apontam o interesse dos estudantes no sentido de questionar, discutir e refletir sobre maneiras de compreender o problema e implementar modos alternativos de dialogar com o mundo, com o ‘outro’ e com o ambiente escolar.||This research explores interpretative possibilities and learning developed from images of violence in the school context. Increasing physical, psychological and symbolic conflicts involving students and teachers interfere and compromise pedagogical and learning processes, emphasizing the need to problematize and discuss violence in formal and non-formal educational environments. The theoretical references of this research are anchored in the poststructuralist perspective, in dialogue with the principles of the education of visual culture. Of a qualitative character, the approach that bases the methodological procedures used in the field work has as an emphasis, a critical analysis of the school reality. The field research was done at the State School named Deusolina Salles Farias, in the city of Macapá/AP, and the data was produced through individual interviews and the creation of a focus group with eight students from
Elementary School II, with four men and four women. Visual narratives produced by the participants in the research contributed to the production of meaningful data that put objective and subjective aspects of everyday school practice into the perspective. The results of the investigation point to students’ interest in questioning, discussing and reflecting on ways of understanding the problem and implementing alternative manners of talking to the world, to the ‘other’ and to the school environment.||Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás - FAPEG
Colaboradores
Martins, Raimundo | http://lattes.cnpq.br/1270126774554014 | Martins, Raimundo | Ferreira, Glauco Batista | Miranda, Fernando
Autor
Coelho, Hélida Costa
Data
2019-04-22T13:54:45Z | 2019-04-04
Formato
Identificador
COELHO, Hélida Costa. Imagens de violência como fetiche no contexto escolar. 2019. 140 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019. | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9512
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal de Goiás | Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG) | Brasil | UFG | Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual (FAV)
Direitos autorais
Acesso Aberto | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Assuntos
Imagens de violência | Cotidiano escolar | Histórias de Vida | Formação docente | Educação da cultura visual | Images of violence | School daily | Life stories | Teacher’s formation | Education of visual culture | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Tipo
Dissertação