-
O ensino de desenho no âmbito cultural e profissional na Amazônia amapaense||Drawing teaching in the cultural and professional context in the Amazon amapaense
- Voltar
Metadados
Descrição
Esta pesquisa discute o ensino de desenho no campo da educação profissional e tecnológica a
partir de saberes e práticas docentes de professores-artistas do centro escolar
profissionalizante Cândido Portinari na cidade de Macapá, Estado do Amapá. A pesquisa de
campo foi realizada através de entrevistas individuais e grupo focal com oito sujeitos
colaboradores, sendo quatro professoras e quatro professores do quadro efetivo da
instituição. O estudo teve como foco tópicos referentes a função docente, a produção artística
e o engajamento em pesquisa relacionando vivências do cotidiano cultural e ambiental da
Amazônia amapaense. De cunho qualitativo, a investigação utiliza abordagem etnográfica e
narrativa que embasa os procedimentos metodológicos e a análise dos dados produzidos no
trabalho de campo. O referencial teórico se fundamenta nos princípios da educação da cultura
visual estabelecendo uma relação dialógica com estudos sobre o cotidiano e narrativas
autobiográficas de professores. Cruzamentos teóricos e metodológicos abrem possibilidades
para examinar e problematizar o ensino de desenho a partir de uma interface culturalista.
Esses cruzamentos colocam em discussão aspectos da experiência estética associada ao
reconhecimento de idiossincrasias nas produções visuais autorais dos sujeitos que são
utilizadas para o ensino e para exposições artísticas. Os resultados da investigação indicam
que o uso pedagógico de imagens tem como foco as visualidades locais ao mesmo tempo em
que sinalizam experiências envolvendo práticas colaborativas de aprendizagem em rede,
vivências e aprendizagens do cotidiano que se configuram como formação continuada,
identitária e institucional. Ações educativas e elementos de mediação constituem formas de
ensinar que se inter-relacionam, gerando conflitos e convergências epistemológicos sobre
modos de atuar como professor-artista em ambientes de diversidade cultural amazônica.||This research discusses the teaching of drawing in the field of professional and technological
education based on knowledge and teaching practices of teacher’s artists of the Candido
Portinari professional school in the city of Macapá, State of Amapá. The field research was
conducted through individual interviews and a focus group with eight collaborating subjects,
four male and four female teachers. The study focused on topics related to the teaching
function, artistic production and engagement in research relating experiences of cultural and
environmental daily life in the Amapá Amazon. Guided by a qualitative perspective, the
investigation uses an ethnographic and narrative approach that supports the methodological
procedures and the analysis of the data produced in the field work. The theoretical framework
is based on the principles of visual culture education, establishing a dialogical relationship with
studies on everyday life and autobiographical narratives of teachers. Theoretical and
methodological intersections open possibilities for examining and problematizing the teaching
of drawing with a culturalist interface. These intersections call into question aspects of the
aesthetic experience associated with the recognition of idiosyncrasies of the authors’ visual
productions that are used for teaching and for artistic exhibitions. The results of the
investigation indicate that the pedagogical use of images focuses on local visualities at the
same time that they signal experiences involving collaborative practices of network learning
as well as daily learning that are configured as continuing, identity and institutional training.
Educational actions and mediation elements constitute modes of teaching that are
interrelated, generating epistemological conflicts and convergences on ways of acting as
teacher-artist in environments of the Amazonian cultural diversity.||Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás
Colaboradores
Silva Filho, Raimundo Martins | http://lattes.cnpq.br/1270126774554014 | Silva Filho, Raimundo Martins da | Costa, Sílvia Carla Marques | Somma, Fernando Nelson Miranda | Ferreira, Glauco Batista | Perotto, Lilian Ücker
Autor
Dias, Ronne Franklim Carvalho
Data
2020-10-08T12:03:34Z | 2020-10-08T12:03:34Z | 2020-09-09
Formato
Identificador
DIAS, R. F. C. O ensino de desenho no âmbito cultural e profissional na Amazônia amapaense. 2020. 231 f. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020. | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10851
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal de Goiás | Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG) | Brasil | UFG | Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual (FAV)
Direitos autorais
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Assuntos
Ensino de desenho | Educação profissional | Professorartista | Amazônia amapaense | Educação da cultura visual | Drawing teaching | Professional education | Teacherartist | Amazon amapaense | Visual culture education | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Tipo
Tese