-
Experiência estética no ensino médio: a performance, o corpo e o conhecimento sensível||Aesthetic experience in high school: performance, body and sensitive knowledge
- Voltar
Metadados
Descrição
Esta pesquisa teve como objetivo investigar a perspectiva docente no ensino de arte a partir de
experiências no cotidiano de uma escola de tempo integral entre 2013 e 2016. A pesquisa
considerou os atravessamentos entre as visões empresariais sobre educação em contraposição
às produções de imagens dos estudantes a partir de registros, anotações e imagens de redes
sociais sobre a atuação docente. Dentre outros autores, a investigação se apoiou nas ideias de
Freire (1987) articuladas as ideias de Giroux (2003) e Vidiella (2016) para tratar das
perversidades dos objetivos escolares refletindo como estas inviabilizam o pensamento crítico e
a criatividade do ambiente escolar. Os caminhos percorridos mostraram que no modelo de escola
em questão há a participação de projetos oriundos de Organizações Sociais e tal envolvimento
altera a rotina da escola, trazendo a performance para o campo do desempenho. Além disso, a
pesquisa produziu observações docentes sobre os corpos dos estudantes que se relacionam
com os espaços físicos da escola e deslocam suas performances estéticas para as redes sociais.
Essa pesquisa aponta questões do ensino de arte nos dias atuais e promove indagações sobre
novas configurações performativas docentes e discentes.||This research aimed to investigate the teaching perspective in art education from experiences in
the daily life of a full-time school between 2013 and 2016. The research considered the crossings
between the business visions about education as opposed to the images produced by students at
from records, annotations and images of social networks about the teaching performance. Among
other authors, the research was based on the ideas of Freire (1987) articulating the ideas of
Giroux (2003) and Vidiella (2016) to deal with the perversities of the school objectives, reflecting
how they render critical thinking and the creativity of the school environment unfeasible. The
paths covered have shown that in the school model in question there is the participation of
projects coming from Social Organizations and such involvement changes the routine of the
school, bringing the performance to the field of performance. In addition, the research produced
faculty observations on the bodies of students that relate to the physical spaces of the school and
shift their aesthetic performances to social networks. This research points out questions of art
teaching in the present day and promotes questions about new performative configurations of
teachers and students.
Colaboradores
Guimarães, Leda Maria de Barros | http://lattes.cnpq.br/1491866271915819 | Guimarães, Leda Maria de Barros | Martins, Alice Fátima | Silva, Débora Cristina Santos e
Autor
Pacheco, Luís Augusto de Paula Lacerda
Data
2019-08-02T13:04:58Z | 2019-06-28
Formato
Identificador
PACHECO, Luís Augusto de Paula Lacerda. Experiência estética no ensino médio: a performance, o corpo e o conhecimento sensível. 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019. | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9873
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal de Goiás | Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG) | Brasil | UFG | Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual (FAV)
Direitos autorais
Acesso Aberto | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Assuntos
Escola de tempo integral | Performance | Eixo-poético | Corpo | Ciberespaço | School of integral time | Poetic axis | Body | Cyberspace | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Tipo
Dissertação