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O risco que o risco faz: a fotografia na cidade insegura||The risk that the risk does: photography in the unsafe city
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Metadados
Descrição
The present writing highlights the issues related to the production arising from research in visual poetics in which reveals a series of displacements made in Pedro Osório and Pelotas, Rio Grande do Sul, and their theoretical implications. The text explores the process of creating images made by a female artist from a series of incursions, evidencing her production as a way of inhabiting the insecure city and establishing relationships with it, using this theme as a motto for artistic creation, as well as contemporary artistic references. The theoretical basis is supported by Francesco Careri (2013) with a perspective of displacement as an artistic process and Jane Jacobs (2000) to discuss ways of defining urban space. Furthermore, Charlotte Cotton (2010), Susan Sontag (1981), and Philippe Dubois (1986) regarding photography as contemporary art and its characteristics and unfolding of the image, and Nicolas Bourriaud (2009) to reflect about post-production.||A presente escrita evidencia as questões referentes à produção oriunda da pesquisa em poéticas visuais que revela uma série de deslocamentos realizados em Pedro Osório e Pelotas, Rio Grande do Sul, e suas implicações teóricas. O texto explora o processo de criação de imagens feitas por uma artista mulher a partir de uma série de incursões, evidenciando sua produção como um modo de habitar a cidade insegura e estabelecer relações com a mesma, utilizando este tema como mote da criação artística, assim como referências artísticas contemporâneas. A base teórica encontra apoio em Francesco Careri (2013), tendo em vista o deslocamento como processo artístico, e Jane Jacobs (2000), para discorrer sobre formas de definir o espaço urbano. Igualmente, Charlotte Cotton (2010), Susan Sontag (1981) e Philippe Dubois (1986) no que tange a fotografia como arte contemporânea e suas características e desdobramentos da imagem e Nicolas Bourriaud (2009) para pensar a pós-produção.
Colaboradores
02569723037 | http://lattes.cnpq.br/7036423689510051 | http://lattes.cnpq.br/4375817269121969 | Gonçalves, Eduarda Azevedo
Autor
Gil, Cibele da Rosa
Data
2021-01-15T21:08:50Z | 2020-01-14 | 2021-01-15T21:08:50Z | 2020-10-30
Identificador
GIL, Cibele da Rosa. O risco que o risco faz: a fotografia na cidade insegura. 2020.83f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020. | http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6865
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal de Pelotas | Centro de Artes | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | UFPel | Brasil
Relação
GIL, Cibele da Rosa. O risco que o risco faz: a fotografia na cidade insegura. 2020.83f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.
Direitos autorais
OpenAccess
Assuntos
Risco | Fotografia | Cidade | Feminino | Arte contemporânea | Photografy | City | Incursion | Feminine | Contemporary art | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Tipo
masterThesis