Descrição
Resumo: Esta dissertação propõe a análise de tocatas selecionadas para tiorba do compositor e instrumentista Giovanni Girolamo Kapsberger (c. 1580-1651), sob a óptica do stylus phantasticus. Esse estilo, que é perceptível em outras formas de arte durante o século XVII, teve sua primeira menção, em termos musicais, nos escritos do teórico e clérigo jesuíta Athanasius Kircher (1602-1680). O stylus phantasticus em música é representado por procedimentos composicionais que possibilitam o mover dos afetos da audiência através do jogo de expectativas, demonstração de virtuosismo técnico, da variedade de texturas e do caráter espontâneo característico do ato improvisatório de formas livres em música. Será ver ficada a relação do fantástico em música com conceitos comuns entre poetas, pintores e escritores na Itália do século XVII, como o conceito da meraviglia. O objetivo principal é demonstrar tais características na música de Kapsberger através da reflexão sobre os conceitos de stylus phantasticus fornecidos por Kircher e attheson, em conjunto com procedimentos analíticos tradicionais.