Descrição
Resumo: O objetivo geral para esta dissertação foi investigar na prática do grupo coral - o Coral CEIC de Curitiba - aspectos que o pudessem caracterizar como uma comunidade de prática musical em ambiente específico. Por meio do delineamento metodológico do Estudo de Caso, foram coletados dados em campo que oportunizaram material de compreensão dos conceitos e elementos descritos por Wenger (1998) e Lave e Wenger (1991). O reconhecimento da constituição da comunidade - o domínio, a comunidade e a prática - e a observação dos processos característicos desta prática, ou seja, os interesses compartilhados pelo grupo (prática compartilhada) a construção das relações de aprendizagem (aprendizagem situada), e os níveis de participação dos membros do grupo, foram processos que nortearam as análises neste texto e fundamentaram a observação do campo empírico. Os resultados deste estudo revelam a contribuição que o conceito de comunidade de prática traz para a compreensão das situações de ensino, aprendizagem e experiência estética, vivenciadas num contexto comunitário. Palavras-Chave: comunidade de prática musical; prática coral; educação musical