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Interação intérprete – compositor: registro e reflexão do processo criativo na concepção da obra Quid credas continuum Quid agas
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Metadados
Descrição
The present work deals with the report on the interaction interpreter-composer, lined with
individual biases - mediated by the interpreter-researcher Rudson Ricelli Lima da Silva - and
collectives - of the composer Samuel Cavalcanti Correia with the group Trompetearte of
EMUFRN. For this, during the project phase, we idealized the making of a work especially to
materialize the interests of the present research, where only the instrumentation to be used was
determined. From the pre-project, the trumpet quintet formation was suggested, using the main
instruments of the family (in Si¨, Dó, Mi¨, piccolo, and fluguelhorn). The methodology
developed for this research was accomplished through the fulfillment of an agenda of meetings
previously elaborated, constituted of a series of stages and organized in two phases, where we
approach the interaction from the first creative impulses of the composer and his creative
resourcefulness. We also present the preparation of excerpts from the work in the course of
trial-experiments, as well as the construction of an interpretation and results / consequences
from this interaction.||O presente trabalho trata do relato sobre a interação intérprete-compositor, revestida de
vieses individuais – mediada pelo intérprete-pesquisador Rudson Ricelli Lima da Silva – e
coletivos – do compositor Samuel Cavalcanti Correia com o grupo Trompetearte da EMUFRN.
Para isto, durante a fase do projeto, idealizamos a feitura de uma obra especialmente para
materializar os interesses da presente pesquisa, onde foi determinada apenas a instrumentação
a ser utilizada. Foi sugerida desde o pré-projeto, a formação de quinteto de trompetes,
utilizando os principais instrumentos da família (em Si¨, Dó, Mi¨, piccolo, e fluguelhorn). A
metodologia desenvolvida para esta pesquisa se deu por meio do cumprimento de uma agenda
de encontros previamente elaborada, constituída de uma série de etapas e organizadas em duas
fases, onde abordamos a interação desde os primeiros impulsos criativos do compositor e sua
desenvoltura criativa. Apresentamos também, como se deu a preparação de excertos da obra no
decorrer de ensaios-experimentos, bem como a construção de uma interpretação e de
resultados/consequências provenientes dessa interação.
Colaboradores
Oliveira, André Luiz Muniz | Queiroz, Rucker Bezerra de | Benck Filho, Ayrton Muzel
Autor
Silva, Rudson Ricelli Lima da
Data
2017-09-18T20:50:05Z | 2017-09-18T20:50:05Z | 2016-12-07
Formato
Identificador
SILVA, Rudson Ricelli Lima da. Interação intérprete – compositor: registro e reflexão do processo criativo na concepção da obra Quid credas continuum Quid agas. 2016. 67f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23935
Idioma
Provedor
Editor
Brasil | UFRN | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
Direitos autorais
Acesso Aberto
Assuntos
Interação intérprete-compositor | Performance da música brasileira atual | Grupo de trompetes | Música cameristica | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Tipo
masterThesis