-
Transferindo o idioma da bateria para o processo de composição de três obras autorais
- Voltar
Metadados
Descrição
This work investigates possibilities of applying drum characteristics to the
musical composition. Performs the mapping of drum idioms, according to Hemsworth
(2016), Berendt; Huesmann (2014) and Thigpen (1999). It highlights authors who
approach linguism from the point of view of musical composition, such as Silva and
Porto (2018), Hollenbeck (2009), Tullio (2005) and Vasconcelos (2002). Proposes a
drums language transfer model for the compositional process, based on Al-Fedaghi
(2012a, 2012b), Smith (2009), Barreto (2005) and Shannon; Weaver (1964). Presents
the memorials of 3 author compositions, Octopus I, Em Ações and Octopus II, using
for this the Silva model (2007, 2010) to track the compositional process. It reports the
application of the language transfer technique, based on the analogy of parts of a drum
kit and the voices of a musical texture. Finally, it lists possibilities for future
developments of this research.||Este trabalho investiga possibilidades de aplicação de características da bateria
para a composição musical. Realiza o mapeamento de peculiaridades idiomáticas da
bateria, conforme Hemsworth (2016), Berendt; Huesmann (2014) e Thigpen (1999).
Destaca autores que abordam o idiomatismo sob o ponto de vista da composição
musical, como Silva e Porto (2018), Hollenbeck (2009), Tullio (2005) e Vasconcelos
(2002). Propõe um modelo de transferência do idioma da bateria para o processo de
composição, fundamentado em Al-Fedaghi (2012a, 2012b), Smith (2009), Barreto
(2005) e Shannon; Weaver (1964). Apresenta os memoriais de 3 composições
autorais, Octopus I, Em Ações e Octopus II, utilizando para isso o modelo de Silva
(2007, 2010) para acompanhamento do processo composicional. Relata a aplicação
da técnica da transferência idiomática, com base na analogia de peças de um kit de
bateria e as vozes de uma textura musical. Por fim, elenca possibilidades para
desdobramentos futuros desta pesquisa.
Colaboradores
Silva, Alexandre Reche e | Traldi, César | Vasconcelos, Marcus André Varela
Autor
Gomes, John Fidja Ferreira
Data
2019-09-27T20:09:43Z | 2019-09-27T20:09:43Z | 2019-06-19
Formato
Identificador
GOMES, John Fidja Ferreira. Transferindo o idioma da bateria para o processo de composição de três obras autorais. 2019. 198f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27768
Idioma
Provedor
Editor
Brasil | UFRN | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
Direitos autorais
Acesso Aberto
Assuntos
Música | Composição musical | Modelo de acompanhamento de processo composicional | Transferência idiomática | Bateria | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Tipo
masterThesis