-
OSUFPB em foco: estudo da percepção dos músicos em relação à interpretação do divertimento para cordas de Béla Bartók em quatro distribuições para o naipe de cordas
- Voltar
Metadados
Descrição
The following research aims to study the musical and sensorial perception of the musicians of
the Symphony Orchestra of the Federal University of Paraíba (OSUFPB) through the musical
interpretation of four previously chosen fragments of the Divertimento for String Orchestra
Sz.113, BB.118 (1939) of the Hungarian composer Béla Bartók (1881-1945), using four
distributions for the string section: American Distribution, Variant of the American
Distribution, European Distribution and Variant of the European Distribution. The
methodology used was the application of a questionnaire containing eight questions based on
the following topics: Intonation; Equalization or Balance; Visual contact; Ensemble of music;
Listening to colleagues interpretation; Comfort playing in a given distribution; Evaluation of
the distribution for the piece and the Habit of playing in a given distribution. The perception
of OSUFPB musicians were captured through the five-point Likert measurement scale; it is
also pointed out that, in order to complement the choices of participants, it was requested that
they include comments about their responses, in order to broaden the scope of the topics in
relation to the distributions. Subsequently, the data was tabulated and statistically analyzed
using the IBM SPSS Statistics 25 software (Statistical Package for Social Sciences) to obtain
the analysis of Frequency and Percentage. In addition, the results obtained through the
software was condensed by the sum of the Negative, Neutral and Positive values of the Likert
Scale, and, finally, a Comparative Summary with Percentages was made with the
interpretation of the author for each question of most relevant comments. The results indicate
a greater preference for the American Distribution with a downward slope for the other
distributions, concluding that the preferences are directly linked with the habit of playing in a
certain distribution.||Esta pesquisa tem como objetivo estudar a percepção musical e sensorial dos músicos da
Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Paraíba (OSUFPB) de acordo com a
interpretação musical de quatro fragmentos previamente escolhidos do Divertimento para
Orquestra de Cordas Sz.113, BB.118 (1939), do compositor Húngaro Béla Bartók (1881-
1945), utilizando quatro distribuições para o naipe de cordas: Distribuição Americana,
Variante da Distribuição Americana, Distribuição Europeia e Variante da Distribuição
Europeia. O método utilizado foi a aplicação de um questionário contendo oito perguntas
baseadas nos seguintes tópicos: Afinação; Equalização ou Equilíbrio; Contato visual; Junção
da música; Audição da interpretação dos colegas; Conforto tocando em uma distribuição
determinada; Avaliação da distribuição para a obra e o Costume de tocar em uma distribuição
especifica. A percepção dos músicos da OSUFPB foi capturada por meio da Escala de Likert
de cinco respostas. Para complementar a escolha dos participantes, foi solicitado que eles
fizessem comentários sobre suas respostas, com o fim de ampliar o escopo dos tópicos em
relação às distribuições. Posteriormente, os dados foram tabulados e analisados
estatisticamente utilizando o software IBM SPSS Statistics 25 (Pacote Estatístico para as
Ciências Sociais) para obter a análise de Frequência e Porcentagem. Além disso, os resultados
obtidos através do software foram condensados pela Somatória dos valores Negativos,
Neutros e Positivos da Escala de Likert e, por último, foi feito um Resumo Comparativo
Percentual com a interpretação do autor para cada pergunta e comentários mais relevantes. Os
resultados indicam uma maior preferência para a Distribuição Americana, com uma
inclinação descendente para as demais distribuições, concluindo que as preferências estão
ligadas diretamente ao costume de tocar em uma determinada distribuição.
Colaboradores
Oliveira, André Luiz Muniz | Maiorino, Alexandre Virginelli | Barros, Alfredo Jacinto
Autor
Lopez, Roberto Clemente Ramos
Data
2020-02-06T21:12:20Z | 2020-02-06T21:12:20Z | 2019-07-08
Formato
Identificador
LOPEZ, Roberto Clemente Ramos. OSUFPB em foco: estudo da percepção dos músicos em relação à interpretação do divertimento para cordas de Béla Bartók em quatro distribuições para o naipe de cordas. 2019. 99f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28442
Idioma
Provedor
Editor
Brasil | UFRN | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
Direitos autorais
Acesso Aberto
Assuntos
Práticas performáticas | Distribuições do naipe de cordas | Interpretação musical | Percepção musical | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Tipo
masterThesis