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Música em projetos socioassistenciais governamentais: práticas e concepções culturais no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em Natal/RN
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Metadados
Descrição
This present research focus at the teaching of music in social programs, it discuss about the
teaching concepts that permeates the educational-musical practice presents in Serviço de
Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), of Complexo Dom Bosco, in Natal-RN.
The Objective is to reflect upon the music teaching concepts and the relations between
musical knowledge and culture. For this, it was problematized the concepts of music teaching
and learning in governmental social projects through theoretical and empirical research. After
this step, it was studied the cultural aspects involving the routine in the institutions the
influenced the music learning at Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos,
furthermore, and how these aspects are present in the constitution of the paradigms that
involve music teaching. For this, it was used a qualitative approach and a case study as type
of research. As data capture tool it was used the ethnographic write, photography, interviews
as a Facilitator of music with the students of the program, and video recordings of musical
learning situations. Theoretical support it was used authors who study the complexity, culture
and music teaching in social projects. Finally, the conclusion is that musical learning, in the
SCFV context, is involved of cultural conceptions steeped to the Oratório Dom Bosco space
and the same time the Brazilian Social Assistance Policy. Sometimes these concepts are
contradictory: discipline, leadership and combat social exclusion refer to dialogical cultural
hologram of the institutions involved in the music education process.||Com o tema ensino de música em projetos sociais governamentais, este trabalho discute as
concepções do ensino de música que permeiam as práticas educativo-musicais presentes no
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do Complexo Dom Bosco, em NatalRN.
Objetiva-se refletir sobre as concepções do ensino de música e as relações entre as trocas
de conhecimentos musicais e a cultura. Para isso, problematizam-se as concepções de ensino e
aprendizado de música nos projetos sociais governamentais através de pesquisa de
referenciais teóricos e da investigação em campo. Após essa etapa, estudam-se os aspectos
culturais que participam do cotidiano das instituições que influenciam no aprender música no
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e como tais aspectos se fazem
presentes na constituição dos paradigmas que envolvem o ensino de música. Para isso, foi
empregada a abordagem qualitativa e o estudo de caso como tipo de pesquisa. Como
ferramenta de captação de dados utilizou-se o registro etnográfico, fotográfico, realização de
entrevistas com a Facilitadora de música e com os usuários do serviço, gravações de áudio e
vídeo de situações de aprendizagem musical. Para o aporte teórico, buscaram-se autores que
estudam a complexidade, cultura e ensino de música em projetos socioassistenciais. Por fim,
conclui-se que a aprendizagem musical, dentro do SCFV, é envolto em concepções culturais
que se remetem ao espaço do Oratório Dom Bosco e ao mesmo tempo a política pública
socioassistencial. Sendo por vezes conflitantes, as concepções como disciplina, protagonismo
e combate à exclusão social se remetem ao holograma cultural dialógico das instituições
envolvidas no processo educativo.
Colaboradores
Mendes, Jean Joubert Freitas | http://lattes.cnpq.br/2503613615366209 | http://lattes.cnpq.br/9224599605968743 | Queiroz, Luis Ricardo Silva | http://lattes.cnpq.br/5224390361847356 | Nascimento, Antonio Dias do
Autor
Araújo, Andersonn Henrique Simões de
Data
2016-04-06T23:31:54Z | 2016-04-06T23:31:54Z | 2015-02-20
Formato
Identificador
ARAÚJO, Andersonn Henrique Simões de. Música em projetos socioassistenciais governamentais: práticas e concepções culturais no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em Natal/RN. 2015. 103f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20197
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal do Rio Grande do Norte | Brasil | UFRN | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
Direitos autorais
Acesso Aberto
Assuntos
Ensino de música em serviços socioassistenciais | Música e cultura | Ensino de música e complexidade | Facilitadores de música | Música e projetos sociais | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Tipo
masterThesis