-
1968, aesthetics and ideology: The show-manifest 1a Feira Paulista de Opinião||1968, estética e ideología: El espectáculo-manifiesto 1a Feira Paulista de Opinião||1968, estética e ideologia: O espetáculo-manifesto 1a Feira Paulista de Opinião
- Voltar
Metadados
Descrição
The article reflects on the historical, aesthetic and political events surrounding the show-manifest 1a Feira Paulista de Opinião promoted by the Arena’s Theater in June 1968 in partnership with several artists from the São Paulo scene. The show is one of countless attempts at understanding the directions of the impact on the Brazilian social class and theatrical production after the outbreak of the Brazilian civil-military dictatorship (1964-1985). Within this context, the article emphasizes the influential role of the director and ideological formulator of Feira, Augusto Boal. The article also discusses the role of the newspaper O Estado de S. Paulo and its controversial decision to publicly support the São Paulo theater during the 1960s.||El artículo reflexiona los acontecimientos históricos, estéticos y políticos que rodean el espectáculo-manifiesto1a Feira Paulista de Opinião promovido por el Teatro de Arena de São Paulo en junio de 1968, en colaboración con artistas de la escena de São Paulo. Es uno de los innumerables intentos de comprender el curso de la clase y de la producción teatral después del estallido de la dictadura civil-militar (1964-1985). En este contexto, el artículo enfatiza el papel influyente tanto del director como del formulador ideológico de la 1a Feria, Augusto Boal, así como la prensa de la época, en la figura del periódico O Estado de S. Paulo y su controvertido papel en el apoyo al teatro de São Paulo de la década de 1960.||O artigo reflete acerca dos eventos históricos, estéticos e políticos em torno do espetáculo-manifesto I Feira Paulista de Opinião promovida pelo Teatro de Arena de São Paulo em junho de 1968, em parceria com diversos artistas da cena paulistana. Trata-se de uma das inúmeras tentativas de compreensão dos rumos da classe e da produção teatral brasileiras após a deflagração da ditadura civil-militar brasileira (1964 – 1985). Nesse contexto, o artigo aventa o influente papel tanto do encenador e formulador ideológico diretor da Feira, Augusto Boal, quanto da imprensa da época, na figura do jornal O Estado de São Paulo e o seu controverso papel no suporte ao teatro paulistano dos anos de 1960.
ISSN
2238-2046
Autor
Araújo, Gessé Almeida
Data
27 de maio de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/21559 | 10.35699/2237-5864.2020.21559
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Gessé Almeida Araújo
Fonte
PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG; Vol. 10 No. 19: may.2020 - oct.2020; 127-145 | PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG; Vol. 10 Núm. 19: may.2020 - oct.2020; 127-145 | PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG; v. 10 n. 19: mai.2020 - out.2020; 127-145 | 2238-2046 | 1982-9507
Assuntos
Teatro brasileiro | Ditadura militar | Censura teatral | Brazilian Theater | Military Dictatorship | Theatrical Censorship | Teatro brasileño | Dictadura militar | Censura teatral
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion