-
A arte como suspiro: (in)visibilidade do corpo sensível na docência
- Voltar
Metadados
Descrição
Este ensaio tem por objetivo refletir sobre o corpo sensível e sua relação com a arte e a docência, pensando o quanto o esquecimento do corpo e o predomínio da razão como entidade abstrata destituída de uma materialidade corpórea têm contribuído para a perda de sensibilidade humana, coisificando-nos. Para tal, traçamos percursos que transitam da filosofia à antropologia dos sentidos para pensar na importância do corpo na constituição desse sujeito sensível e no quanto a arte é atravessada pela sensibilidade ao mesmo tempo que possibilita um diálogo com a dimensão sensível do sujeito, tocando-o de forma complexa. Nesse sentido, defendemos uma aproximação dos docentes com a arte, de forma a poder despertar esse corpo sensível, nossa condição humana de existência.
Palavras-chave: Corpo-sensível. Arte. Docência.
ISSN
2238-1279
Autor
Kellen Dias de Barros; Universidade do Estado do Rio de Janeiro | Leila de Carvalho Mendes; Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Data
13 de julho de 2021
Formato
Idioma
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 18, No 54 (2021); 478-493