-
A arte do inventar: artesanatos de presos políticos em um presídio da ditadura civil-militar (1964-1985)
- Voltar
Metadados
Descrição
The Paulo Sarasate Penal Institute (IPPS) in Ceará was used as a political prison during the civil-military dictatorship (1964-85). There, the left-wing militants of the armed left in the 70's, who had to face new challenges and experiences. In this process, they redefined themselves as individuals and political subjects. Using the breaches of the system, activists sought to circumvent the impositions of the prison corps. They even gave other senses to the physical structures of the prison. Among the major mobilizations of political prisoners of Ceará was to produce pieces of handicraft and art. The sales of the pieces made possible some pecuniary resources that helped to support the families of those incarcerated. There were, however, other significances as those objects. It was a form of identity and links between left-wing militants; prisoners to denounce the dictatorship and the existence of political prisoners; political prisoners to express their political positions in favor of armed struggle; were seen as a manifestation of subversion by the dictatorship; therapy instruments and development of artistic sensibilities and skills; means of endorsing the Amnesty Campaign and encouraging and thanking those who were engaged in defending democracy and releasing political prisoners.||O Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), no Ceará, foi usado como prisão política durante a ditadura civil-militar (1964-85). Ali cumpriram pena militantes da esquerda armada nos anos 70, os quais tiveram de se defrontar com novos desafios e vivências. Nesse processo, se redefiniram enquanto indivíduos e sujeitos políticos. Usando das brechas do sistema, os ativistas buscaram contornar as imposições do corpo dirigente prisional. Deram mesmo outros sentidos às estruturas físicas da prisão. Entre as maiores mobilizações dos presos políticos cearenses esteve a de produzirem peças de artesanato e de arte. As vendas das peças possibilitaram alguns recursos pecuniários que ajudavam no sustento das famílias dos encarcerados. Havia, porém, outras significâncias quanto aqueles objetos. Foi forma de identidade e vínculos entre os militantes de esquerda; forma dos encarcerados denunciarem a ditadura e a existência de presos políticos; forma dos presos políticos manifestarem seus posicionamentos políticos em favor da luta armada; foram vistas como manifestação de subversão pela ditadura; instrumentos de terapia e desenvolvimento de sensibilidades e aptidões artísticas; meios de endossar a Campanha da Anistia e estimular e agradecer os que se engajavam na defesa da democracia e libertação dos encarcerados políticos.
ISSN
2317-6725
Periódico
Autor
de Farias, Airton
Data
17 de dezembro de 2018
Formato
Identificador
https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/40019 | 10.22478/ufpb.2317-6725.2018v39n39.40019
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Sæculum – Revista de História
Fonte
Sæculum – History Review; Sæculum (nº 39-jul./dez. 2018) - Número temático "As Ditaduras Militares no Brasil e no Cone Sul: História, historiografia e memória"; 323-334 | Sæculum – Revista de Historia; Sæculum (nº 39-jul./dez. 2018) - Número temático "As Ditaduras Militares no Brasil e no Cone Sul: História, historiografia e memória"; 323-334 | Sæculum – Revista de História; Sæculum (nº 39-jul./dez. 2018) - Número temático "As Ditaduras Militares no Brasil e no Cone Sul: História, historiografia e memória"; 323-334 | 2317-6725 | 0104-8929
Assuntos
Dictatorship | Political prisoners | Crafts | Ditadura | Presos políticos | Artesanato
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion