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A autoridade no âmbito das relações pedagógicas: um levantamento de artigos, teses e dissertações (1987-2012)
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Metadados
Descrição
Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir um levantamento de estudos que se propuseram a analisar as relações pedagógicas a partir do enfoque específico na questão da autoridade dos educadores. Foram considerados somente estudos nacionais, publicados entre o período de 1987 e 2012, nas modalidades teses, dissertações e artigos de periódico. Como fontes para a localização dos estudos, foram utilizados o Banco de Teses da CAPES e o Google Acadêmico. Baseado nesses critérios, foram selecionados um total de 28 trabalhos, dentre os quais somente 23 passaram por uma análise mais sistemática de seus conteúdos por estarem ou terem sido disponibilizados em formato digital pelos seus autores. Por meio da análise dos estudos selecionados, foi possível sistematizar a produção referente à temática enfocada, atentando-se para possíveis convergências, divergências e aspectos ainda insuficientemente explorados. Dentre as conclusões mais importantes, destaca-se o crescimento do interesse pela pesquisa desta temática no campo acadêmico, sobretudo a nível de trabalhos de pós-graduação. A análise mais detida dos estudos que constituíram o corpus desta pesquisa revela que a autoridade se apresenta como um dos grandes dilemas para o campo das relações pedagógicas contemporâneas, constituindo-se como um dos principais desafios apontados pelos professores no cotidiano de suas práticas profissionais.
ISSN
2238-1279
Autor
Fabrício Aparecido Bueno; Universidade Federal de São João del-Rei
Data
1 de dezembro de 2015
Formato
Idioma
Relação
http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/download/779/2765 | http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/download/779/2766 | http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/download/779/2768 | http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/download/779/3165
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 12, No 29 (2015); 309-340
Tipo
Avaliado por Pares