-
A blognovela de Gerald Thomas, possível tensionamento do gênero dramático||THE GERALD THOMAS BLOG NOVEL, POSSIBLE STRENGTHENIG OF DRAMATIC GENDER
- Voltar
Metadados
Descrição
O parágrafo inicial de caráter é propositalmente falsificador ou suspeito, efeito este alinhado com o exame traçado nesse artigo em torno de possíveis sinais de tensionamento do gênero teatral na blognovela de Gerald Thomas. O referido encenador elaborou um acontecimento cênico especificamente para difusão em seu blog. Nos tempos atuais, a internet assume função dupla e auto-reflexiva: parte integrante do real e sua representação, simultaneamente. Ao tempo progressivo e ao lugar inerte somam-se as complexidades da temporalidade aleatória-simultânea e da espacialidade instável. As concepções atuais de espaço e lugar, elementos organizadores da natureza teatral tornam difícil (e ineficaz) a tarefa de estabelecer ou delimitar o gênero dramático. De certa maneira, o tensionamento enquanto eixo de análise para o espetáculo destaca seu potencial de ato criativo: de manifestação estética isolada a um programa estético-teatral marcado pela desinstitucionalização da Arte. Por esse viés, a diversificação de níveis de tensão constitui linhas de fuga em relação às categorias pré-existentes. Essas trajetórias propõem-se temporárias e em diálogo com certos resquícios de valores tradicionais, ainda que para o questionamento. A opção pelo termo blognovela exerce ação sobre o gênero teatro: se recusa a especificidade, paradoxalmente, recorre à forma diálogo e apresentação diante de uma plateia em tempo real ao menos uma vez. Destaca-se uma possível elaboração espetacular em que os relacionamentos entre as configurações tempo-espaço atuais e o gênero teatral dão-se em meio a camadas de tensão deliberadas e necessárias.||The first paragraph presents itself as a false or suspect statement coordinated to the article’s aim: study possible signs of the theatrical genre’s bonds on Gerald Thomas’ blognovel. The director has created a play specifically to his blog. Nowadays, the internet stands for a double function: it is part of the reality itself and its representation at once. The notions of time as a progressive condition and static place turns into a controversial issue if considered the complexity of random and simultaneous manners of timing and experiencing place as a flow. Actually, place and time as theater’s paradigms themselves turn the delimitation of the theatrical genre a difficult if not useless task. Indeed, considering the tension as a criticism orientation to study the spectacle focus its strength as a creative act: from a single esthetic manifestation to theatrical and esthetic system influenced by the deinstitutionalization of Art. As a matter of fact, the multiple levels of tension indicate breakouts in the establishment. With a brief duration, these alternative routes carry on some outlines of the traditional configurations even if their function changes into questioning those ancient structures. The term blognovela may be understood as an action directed to the genre theater: if it denies the specification, as a paradox, it sustains the dialogue form and a real time presentation to an audition, at least one time. This spectacular manifestation puts in relief (and results of) the relationships between time-space configuration and the theatrical genre based on deliberated and indispensable levels of tension.
ISSN
2236-3254
Periódico
Autor
Pinto, Erlon Cherque
Data
1 de março de 2012
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/23569 | 10.22456/2236-3254.23569
Idioma
Fonte
Cena; n. 10 (2011) | Revista Cena; n. 10 (2011) | Revista Cena; n. 10 (2011) | 2236-3254 | 1519-275X
Assuntos
Artes Cênicas; Teatro; Teoria Teatral | Teoria Teatral; Teatro Contemporâneo; Teatro-Tecnologia; Blognovela; Gerald Thomas | Perfoming arts. | Theory theatre. Contemporary theatre. Theatre technology. Blog novel. Gerald Thomas.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares