-
A body that hangs, a body that flows: multiple corporate in art-experiences||Corpo que paira, corpo que flui: corporeidades múltiplas na arte-vivência
- Voltar
Metadados
Descrição
The aim of this article is to present critical reflections on the relations between the Body and your agencies with the world (understood as corporeity), maintaining with the artistic experiments a strategic bias of critical territoriality as a "line of escape" - according to Deleuze. Theoretically, it was made a course began with the perspectives of the body in classical Western philosophy, interspersed by sociological (in the discussion of the civilizing process and the body as a collectivity) and historical studies (from the body contextualized in its relation to the world and with the arts). Thus, the art-experience with the body, demonstrated here, sought to be constituted as corporeities whose crossing was reconstructing concepts, perceptions and actions on the body scene-in-itself: object and act of artistic-pedagogical experiences.||O objetivo deste artigo é apresentar reflexões críticas a propósito das relações entre o Corpo e os seus agenciamentos com o mundo (compreendido como corporeidade), mantendo com as experimentações artísticas um viés estratégico de territorialidade crítica enquanto “linha de fuga” – conforme Deleuze. Teoricamente, teceu-se um percurso que se iniciou com as perspectivas do corpo na clássica filosofia ocidental, entremeado por estudos de base sociológica (na discussão do processo civilizador e do corpo como coletividade) e de base histórica (do corpo contextualizado em sua relação com o mundo e com as artes). Assim, a arte-vivência com o corpo, aqui demonstrada, procurou constituir-se em corporeidades cuja travessia foi reconstruindo conceitos, percepções e ações sobre o corpo cena-em-si: objeto e ato de experiências artístico-pedagógicas.
ISSN
2357-9854
Periódico
Autor
Menezes, Rosália | A-mi, Jo
Data
30 de abril de 2017
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/70906 | 10.22456/2357-9854.70906
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/70906/41243 | /*ref*/ARISTÓTELES. De anima. Tradução de Maria Cecília Gomes dos Reis. São Paulo: Ed. 34, 2007. | /*ref*/BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento. São Paulo: Hucitec, 1999. | /*ref*/BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso: ensaios críticos III. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. | /*ref*/BAUMAN, Zygmunt. Sobre os usos pós-modernos do sexo. In: BAUMAN, Zygmunt. A sociedade individualizada: vidas contadas e histórias vividas. Rio de Janeiro: Zahar, 2008. p. 275-297. | /*ref*/BERNARD, Michel. Les nouveaux codes corporels de la danse contemporaine. In: PIDOUX, Jean-Yves. La danse, art du XX ème siècle? Lausanne: Editions Payot, 1990 | /*ref*/BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fontes, 2006. | /*ref*/ESPINOSA, B. Ética. São Paulo: Nova Cultural, 1997. Coleção Os pensadores. | /*ref*/COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2007. | /*ref*/DELEUZE, Gilles. Dialogues. São Paulo: Escuta, 1998. | /*ref*/DESCARTES, René. Discurso do método. São Paulo: Abril Cultural, 1979. | /*ref*/ELIAS, Norbert. O processo civilizador. v.2. Rio de Janeiro: Zahar, 1993. | /*ref*/FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis/Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 2004. | /*ref*/GÉLIS, Jacques. O corpo, a igreja e o sagrado. In: CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges (Org.). História do corpo: da Renascença às Luzes. Rio de Janeiro: Vozes, 2008. p. 19-130. | /*ref*/GIL, José. O corpo paradoxal. In: LINS, Daniel; GADELHA, Sylvio (Org.). Que pode o corpo. Fortaleza: Relume Dumará, 2002. p.131-147 | /*ref*/GREINER, Christine. O corpo. São Paulo: Annablume, 2005. HAESBAERT, Rogério. Territórios alternativos. São Paulo: Contexto, 2002. | /*ref*/MAFFESOLI, Michel. A sombra de Dionísio. Coleção tendências. v. 7, Rio de Janeiro: Graal, 1985. | /*ref*/MICHAUD, Yves. Visualizações – o corpo e as artes visuais. In: CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges (Org.). História do corpo: as mutações do olhar – o século XX. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2011. p. 541-565 | /*ref*/ORTEGA, Francisco. O corpo incerto: corporeidade, tecnologias médicas e cultura contemporânea. Rio de Janeiro: Garamond, 2008. | /*ref*/PAGLIA, Camille. Apolo e Dioniso. In: PAGLIA, Camille. Personas sexuais: arte e decadência de Nefertite a Emily Dickinson. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. p. 77-100. | /*ref*/PLATÃO. Fedro. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Belém: UFPA, 2001. | /*ref*/SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Revista GEARTE | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista GEARTE; v. 4, n. 1 (2017): O Corpo nas Artes e as Artes do(s) Corpo(s): um caminho (inter)artes para a ecologia de saberes | Revista GEARTE; v. 4, n. 1 (2017): O Corpo nas Artes e as Artes do(s) Corpo(s): um caminho (inter)artes para a ecologia de saberes | 2357-9854
Assuntos
Body. Corporeity. Art-experience. | Artes Visuais; Educação | Corpo. Corporeidade. Arte-vivência.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion