-
A concepção de passado de crianças no 5º ano||The past conception of children in the 5th grade||La concepción pasada de los niños en el quinto grado de la escuela primaria
- Voltar
Metadados
Descrição
O objetivo principal deste estudo foi a compreensão do conceito de passado em crianças que estudam no 5º ano, do ensino fundamental, a partir dos conhecimentos históricos que são trabalhados em sala de aula. Os sujeitos da pesquisa são crianças matriculadas no Centro de Educação Municipal Prof. Paulo Freire, localizado no município de Vitória da Conquista e três professoras que lecionam nas turmas do 5º Ano. A pesquisa se insere nas discussões da Educação Histórica, com o foco na aprendizagem histórica escolar, compreendendo que os conceitos históricos que são trabalhados nessa fase são importantes para sustentar a aprendizagem durante o percurso vivenciado na escola e nas próprias relações que serão estabelecidas por essa criança ao longo da vida cotidiana. Nesse sentido, nos aproximamos da perspectiva defendida por Hilary Cooper (2012), Lee (2003), Oliveira (2006) no tocante à compreensão das ideias históricas e temporalidade apresentadas pelas crianças nos anos iniciais de escolarização. Adotamos a pesquisa qualitativa como abordagem metodológica e a Análise de Conteúdos para o tratamento dos dados. Assim, buscamos por meio deste estudo adentrar nos significados sobre o passado e a história, construídos pelas crianças no espaço escolar, relacionando com o processo de ensino e aprendizagem da disciplina História. Verificamos que o passado elaborado por elas não as leva a desenvolver a empatia histórica, o que permitiria uma aprendizagem histórica mais significativa.||The main objective of this study has been the understanding of concept of past in children who study in the 5th grade of Elementary School, from historical knowledge which is worked in the classroom. The research subjects are children enrolled at Prof. Paulo Freire Municipal Education Center, located in the city of Vitória da Conquista and three teachers who teach in the 5th grade classes. The research inserts in discussions of Historical Education, with the focus in historical school learning, understanding the historical concepts which are worked in that phase are important to sustain the learning during the course lived in school and in the own relations that will be established by that child to throughout everyday life. In that sense, we’ve approached the perspective defended by Hilary Cooper (2012), Lee (2003), Oliveira (2006) regarding the understanding of historical ideas and temporality presented by children in the early years of schooling. We’ve adopted qualitative research as a methodological approach and Content Analysis for data treatment. Thus, we’ve sought through this study to enter the meanings about the past and history, built by children in school space, relating to teaching and learning process of History subject. We’ve found their past does not lead them to develop historical empathy, which would allow more meaningful historical learning.||El objetivo principal de este estudio fue la comprensión del concepto del pasado en los niños que estudian en el quinto grado de la escuela primaria, a partir del conocimiento histórico que se trabaja en el aula. Los sujetos de investigación son niños matriculados en el Centro de Educación Municipal Prof. Paulo Freire, ubicado en la ciudad de Vitória da Conquista, y tres maestros que enseñan en las clases de quinto grado. La investigación se inserta en las discusiones de la Educación Histórica, con el foco en el aprendizaje escolar histórico, entendiendo que los conceptos históricos que se trabajan en esta fase son importantes para mantener el aprendizaje durante el curso vivido en la escuela y en las propias relaciones que este niño establecerá para a lo largo de la vida cotidiana. En este sentido, nos acercamos a la perspectiva defendida por Hilary Cooper (2012), Lee (2003), Oliveira (2006) con respecto a la comprensión de las ideas históricas y la temporalidad presentada por los niños en los primeros años de escolaridad. Adoptamos la investigación cualitativa como enfoque metodológico y análisis de contenido para el tratamiento de datos. Por lo tanto, buscamos a través de este estudio ingresar los significados sobre el pasado y la historia, construidos por los niños en el espacio escolar, relacionados con el proceso de enseñanza y aprendizaje de la disciplina Historia. Encontramos que su pasado no los lleva a desarrollar empatía histórica, lo que permitiría un aprendizaje histórico más significativo.
ISSN
0104-7469
Periódico
Autor
Pina, Maria Cristina Dantas | Pereira, Nallyne Celene Neves
Data
1 de fevereiro de 2020
Formato
Identificador
http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/10582 | 10.5335/rep.v27i1.10582
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Maria Cristina Dantas Pina, Nallyne Celene Neves Pereira | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Revista Espaço Pedagógico; v. 27 n. 1 (2020): PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 203-222 | 2238-0302 | 0104-7469
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares