Descrição
Neste artigo, apresentamos os resultados de uma análise da variação na concordância verbal de terceira pessoa do plural na escrita de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, com faixa etária entre 13 e 15 anos, do Colégio Estadual Polivalente de Vitória da Conquista – BA. Pautando-nos no quadro teórico da Sociolinguística Variacionista (LABOV, 2008 [1972]), utilizamos um corpus composto de produções narrativas escritas, elaboradas pelos alunos em sala de aula, com o propósito de analisarmos – quantitativa e qualitativamente – os contextos linguísticos e sociais que condicionam a variação na escrita formal dos utentes. Por meio dos resultados obtidos na análise, verificamos que a variação está condicionada tanto a fatores linguísticos quanto sociais, sendo os seguintes os grupos que se revelaram mais significativos estatisticamente: (i) quantidade de livros lidos por ano; (ii) saliência fônica; (iii) realização e posição do sujeito e (iv) nível de escolaridade da mãe, por ordem de significância.