-
A condicionalidade na garantia dos direitos humanos básicos e as concepções dos educadores sociais
- Voltar
Metadados
Descrição
Este trabalho objetiva discutir como os direitos fundamentais são significados por educadores sociais, quando a efetivação desses direitos estão atrelados à participação compulsória dos sujeitos em atividades educativas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que, por meio da análise documental e de entrevistas semiestruturadas, possibilitou investigar as intenções do governo em condicionar a transferência de renda à participação em atividades educativas, uma atitude contraditória a garantia dos direitos básicos constitucionais. Descritivamente, esses documentos traziam a formação para o mundo do trabalho como algo vital na vida dos sujeitos e como única forma de superar a vulnerabilidade social. Porém, na análise evidenciou-se que os educadores sociais também se encontravam alienados a esse sistema, reproduzindo a formação de indivíduos submissos e acríticos, considerando a lógica do mundo do capital. Nas considerações finais destaca-se a necessidade de se criar oportunidades e possibilidades para que os educadores sociais possam rever suas concepções.
Palavras-chave: Educação não-formal. Educadores sociais. Formação humana.
ISSN
2238-1279
Autor
Maria Cecilia Kerches Menezes; Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita Filho -Unesp - Rio Claro | Debora Cristina Fonseca; Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita Filho -Unesp - Rio Claro
Data
31 de outubro de 2017
Formato
Idioma
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 14, No 36 (2017); 135-152
Tipo
Avaliado por Pares