-
A consciência histórica e a didática da história no Canadá
- Voltar
Metadados
Descrição
A atual discussão sobre a consciência histórica no campo do ensino de história no Canadá inscreve-se num contexto intelectual e social particular, marcado por profundas transformações nas relações com o passado e nossa compreensão da história. Com efeito, os historiadores, didáticos e professores de história, aqui como em outros lugares, estão presos há um problema que, conforme Seixas (2012b), é epistemológico (como nós conhecemos o passado?) e ontológico (como nos situamos no tempo enquanto seres dotados de historicidade?). Daí o interesse, realmente presente na didática da história canadense, de melhor compreender a noção de consciência histórica. Contudo, a discussão permanece díspar. Minha intenção, neste artigo, é elaborar um estado dos lugares (dessa produção acadêmica) por meio de uma revisão crítica da literatura. Eu apresentarei uma abordagem sobre o contexto no qual se insere as discussões sobre a consciência histórica e tentarei, em seguida, elaborar um quadro das definições, dos estudos e das justificativas deste conceito. Este artigo advoga pela necessidade crucial de um aprofundamento sobre a questão da consciência histórica, no intuito de que ela possa servir para os debates sobre a história escolar e pública no Canadá.
ISSN
1806-3993
Periódico
Colaboradores
sem
Autor
Popa, Nathalie
Data
14 de julho de 2021
Formato
Identificador
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/769 | 10.20949/rhhj.v10i20.769
Idioma
Relação
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/769/409 | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/769/303 | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/769/304 | https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/downloadSuppFile/769/305 | 10.20949/rhhj.v10i20.769.s303 | 10.20949/rhhj.v10i20.769.s304 | 10.20949/rhhj.v10i20.769.s305
Direitos autorais
Direitos autorais 2021 Wilian Júnior Bonete, Arnaldo Martin Szlachta Junior | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista História Hoje; v. 10, n. 20 (2021): Julho-Dezembro; 178-202 | 1806-3993 | 10.20949/rhhj.v10i20
Assuntos
ensino de história; consciência histórica; didática da história; educação histórica
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares