Descrição
Neste trabalho, procura-se apresentar uma reflexão sobre o processo de formação realizado no espaço das atividades remotas, do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES), na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), desde que houve a necessidade do distanciamento social em virtude da Pandemia da COVID 19. O objetivo central é construir um relato de experiência numa perspectiva discente do programa de Pós-Graduação stricto sensu da UNEB, no que se refere ao processo de construção da autonomia no uso das atividades remotas em tempos de pandemia. Dentre os objetivos específicos destaca-se a necessidade de relacionar o processo de construção da autonomia e produção do conhecimento ao longo das atividades remotas desenvolvidas no Programa. O aporte teórico que embasa as reflexões sobre educação e construção da autonomia percorre as ideias de Freire (1996), em sua obra, “A pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa”, onde nela se fortalece o respeito pela ciência, pelos saberes dos educandos e pela ética. A abordagem adotada no estudo constitui-se enquanto qualitativa. A contribuição desse trabalho é a percepção de que a construção da autonomia tem extraordinária importância, pois possibilita o processo de produção do conhecimento de forma gradual e significativa, desenvolvendo com (e)afetividade o senso crítico, observando o caminho percorrido nesse processo de construção de conhecimentos. Deste relato de experiência, devemos considerar que o processo de formação circundou também em autoformação. Os discentes foram protagonistas da sua prática educativa, promovendo a consciência dessa prática, desenvolvendo uma rotina de estudos, reflexões e aprendizagens.