-
A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM POLÍTICA DE DILMA ROUSSEFF COMO MÃE DO POVO BRASILEIRO
- Voltar
Metadados
Descrição
Propõe-se demonstrar como a campanha eleitoral de Dilma Rousseff (PT) foi direcionada para apresentá-la como candidata do Lulismo e como tal ancorou-se em uma complexa estratégia de construção da imagem política da candidata como Mãe do povo brasileiro. Com vistas a esse propósito, foi realizada uma análise qualitativa do discurso político tendo como corpus de análise: discursos proferidos em eventos públicos, em 2008 e 2009, pelo então presidente da República, Lula; o filme Lula, o filho do Brasil, lançado em janeiro de 2010; e 20 programas televisivos que compuseram o Horário Gratuito Político Eleitoral (HGPE) da candidata, veiculados entre os dias 17 de agosto e 30 de setembro de 2010. Mostra-se que o uso dessa metáfora tanto possibilitou a sustentação do argumento de que o modelo de governo de Dilma era o mesmo do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, quanto funcionou como apelo emocional para despertar a atenção dos eleitores e motivar o processamento da informação política.||It is intended to show how the electoral campaign of Dilma Rousseff (PT) was
conducted to present her as the candidate of the Lulism and in this way it was
anchored in a complex candidate political image construction strategy as Mother of the
Brazilian people. To achieve this purpose, a qualitative analysis of the political speech
was carried through having as analysis corpus: speeches pronounced in public events,
in 2008 and 2009, by the Brazilian president, at that moment, Lula; the film Lula, the
son of Brazil, launched in January 2010; and 20 television programs that composed
the free time for political propaganda (Horário Gratuito Político Eleitoral - HGPE) of the
candidate, exhibited from August 17th to September 30th, 2010. It is revealed that
the use of such metaphor made possible the sustentation of the argument that Dilma’s
model of government was the same of the Brazilian president, Luiz Inácio Lula da
Silva, as much as it functioned as an emotional appeal to draw the voters’ attention
and to motivate the processing of the political information.
ISSN
1982-5269
Periódico
Colaboradores
Pontífica Universidade Católica de Minas Gerais
Abrangência
Brasil | Anos Lula | intencional
Autor
Pires, Teresinha Maria de Carvalho Cruz
Data
30 de junho de 2011
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/debates/article/view/20474 | 10.22456/1982-5269.20474
Idioma
Editor
Fonte
Revista Debates; v. 5, n. 1 (2011); 139 | Revista Debates; v. 5, n. 1 (2011); 139 | 1982-5269 | 2236-479X
Assuntos
Ciência Política; Ciências Sociais; Comunicação Social | Lulismo; Campanha Eleitoral; Imagem Pública Política; Discurso Político; Estratégias Sensíveis. | Campanha eleitoral Dilma Rousseff
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Pesquisa qualitativa