Descrição
Este artigo apresenta uma discussão acerca do tema da subjetividade e da construção de sentidos subjetivos no processo de formação docente. Essa discussão foi aprofundada em uma pesquisa desenvolvida durante o curso de mestrado[1]tendo como referência um curso de formação inicial e continuada de educadores do campo: o curso de Pedagogia da Terra da FE/UFG. Essa pesquisa está vinculada a Redecentro - Rede de pesquisadores sobre professores no Centro-Oeste. Este trabalho tem como objetivo apresentar e analisar um dentre muitos sentidos subjetivos identificados no processo da pesquisa. Dentre esses sentidos subjetivos destaca-se neste artigo: a representação construída acerca dos povos do campo configurando uma história única. [1] Dissertação de autoria da autora deste artigo, defendida em 31/07/2012, no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGE/FE/UFG), intitulada: “Vida, formação e educação: o curso de Pedagogia da Terra da Faculdade de Educação da UFG”, sob a orientação da Profa. Dra. Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de Souza. As bancas de qualificação e defesa contaram com a participação das professoras: Profa. Dra. Marly de Jesus Silveira e Profa. Dra. Solange Martins Oliveira Magalhães, membros da Redecentro - Rede de pesquisadores sobre professores no Centro-Oeste.