Descrição
O Japão sempre ressaltou a importância da informação no desenvolvimento econômico, continuidade que hoje se define no conceito mobilizador de criação do saber, versão japonesa da administração do saber (knowledge management). Esse conceito dá origem a certas práticas, cujo desejo é o de responder positivamente e de maneira original à globalização das trocas na sociedade dita da informação (Castells, 1998). Essas inovações, ainda em estado nascente, parecem perfilar-se como ponto de apoio de uma verdadeira reorganização da Casa do Japão no início deste século. O artigo que segue pretende ser uma primeira abordagem desse fenômeno, colocado na perspectiva da cultura japonesa da estratégia. Este trabalho dá seguimento a várias missões de gestão do conhecimento no Japão, de 2000 a 2002, mantidas pelo Serviço para a Ciência e Tecnologia da Embaixada da França no Japão. Mais globalmente, ele explica um eixo de pesquisa dirigido às estratégias da informação e da comunicação em suas relações com as culturas da estratégia no contexto da revolução digital.