-
A Decolonial Approach to Indigenous History and Culture: Between Silences and Protagonisms.||Uma Abordagem Decolonial da História e da Cultura Indígena: Ente Silenciamentos e Protagonismos.
- Voltar
Metadados
Descrição
The conflictive historical trajectory between indigenous peoples and colonizers in Brazil was the presupposition that motivated the research on screen, in an approach and analyzes of indigenous history in the classroom, a locus of identity formation. The objective of this study is to understand how the history of these peoples is approached in the discipline of Art from Law 11.645 / 08, which makes it compulsory to teach indigenous history and culture in school. The research was based on the analysis of the reference curriculum of Goiás and on the didactic collection Mosaico-Arte Project, for Elementary School. Among the results, it was observed that the curriculum does not show expectations regarding the indigenous arts, while the textbook offers more possibilities to the teacher, even in a timid way. The theoretical background was based on analyzes of decolonial thinking, considering that the practice of the teacher can be decisive in the process of overcoming subalternity, promoting critical reflection on the perpetuated history.||A trajetória histórica conflituosa entre povos indígenas e colonizadores no Brasil foi o pressuposto que motivou a pesquisa em tela, numa abordagem e analisa da história indígena na sala de aula, lócus de formação de identidades. O objetivo deste estudo é compreender como a história desses povos é abordada na disciplina de Arte a partir da Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura indígenas na escola. A pesquisa se baseou na análise do currículo referência de Goiás e na coleção didática Projeto Mosaico-Arte, para o Ensino Fundamental. Entre os resultados, observou-se que o currículo não evidencia expectativas em relação às artes indígenas, enquanto o livro didático oferece mais possibilidades ao professor, ainda de forma tímida. O fundo teórico se baseou em análises do pensamento decolonial, considerando que a prática do professor pode ser decisiva no processo de superação da subalternidade, promovendo reflexão crítica sobre a história perpetuada.
ISSN
1980-6493
Periódico
Colaboradores
Universidade Estadual de Goiás, CAPES, Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás.
Autor
Silva, Keyde Taisa da | Bicalho, Poliene Soares dos Santos
Data
17 de dezembro de 2018
Formato
Identificador
http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/7012 | 10.19177/rcc.v13e22018245-254
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2018 Revista Crítica Cultural
Fonte
Revista Crítica Cultural; v. 13, n. 2 (2018); 245-254 | 1980-6493 | 1980-6493
Assuntos
Invisibilization. Subalterns. Indigenous. Resistance. Protagonism. | História; Artes; Educação; Livros didáticos | Invisibilização, Subalternos, Indígenas, Resistência, Protagonismo.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion