-
A DIMENSÃO SUBJETIVA DA INCLUSÃO DO ESTUDANTE COM SURDEZ NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO REGULAR
- Voltar
Metadados
Descrição
Para atender à atual proposta educacional de inclusão, a escola regular tem o desafio de reconhecer as diferenças humanas e garantir o direito básico de todos à educação, inclusive de estudantes com surdez nela matriculados. Por toda a complexidade que a temática traz e, em virtude da constatação de poucos estudos acerca da dimensão subjetiva do processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa em salas inclusivas de estudantes com surdez, a pesquisa teve como objetivo apreender os sentidos e significados produzidos por uma professora sobre esta realidade. Para o desenvolvimento da pesquisa, adotamos a Psicologia Sócio-Histórica como pressuposto teórico-metodológico e a entrevista reflexiva como procedimento para obtenção de informações, as quais foram analisadas e interpretadas a partir da proposta de sistematização dos Núcleos de Significação. Os sentidos e significados produzidos pela professora desvelam que muitas são as tentativas didático-pedagógicas para superar os inúmeros desafios vividos no processo de inclusão escolar do estudante com surdez na aula de Língua Portuguesa. Seu sentimento é de que a educação - de uma forma geral - pode melhorar, a partir de uma compreensão mais ampla por parte da comunidade escolar sobre o fracasso escolar. Assim, reconhecemos o valor das ações realizadas pela escola, em virtude de entendermos que não há um caminho traçado para que esta perspectiva se efetive. Este somente será construído por aqueles que - mediados por ações afirmativas de políticas públicas efetivas de inclusão -, responsavelmente, aventurarem-se a desbravá-lo.
ISSN
2238-4979
Autor
Soares, Júlio Ribeiro; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). | Rebouças, Januária Abreu da Silva Mesquita; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
Data
24 de julho de 2017
Formato
Idioma
Direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, no todo ou em partes. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Plures-Humanidades o mesmo não será submetido a outros periódicos pelo autor principal ou qualquer coautor.A publicação na Plures-Humanidades implica automaticamente a cessão de direitos autorais do referido artigo à revista.A não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais. (Lei n. 9610, de 19 fev. 1998)
Fonte
Plures Humanidades; v. 18, n. 1 (2017): Plures Humanidades Número Especial
Assuntos
Educação. Educação Especial. | Inclusão escolar. Surdez. Ensino da Língua Portuguesa. Dimensão Subjetiva.