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A dobra schumanniana: transitividade e intermeios||The schumannian warp: transitivity and intermedium
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Metadados
Descrição
A dobra schumanniana é um concerto-instalação que consiste em performances videográfica e pianística desenvolvidas em ambiente especialmente produzido para tal finalidade. A composição videográfica é projetada simultaneamente tanto nas paredes do ambiente quanto em tela especial, envolvendo completamente um palco central, circular e elevado, onde está localizado um piano. Através de processamento digital em tempo real, as imagens da performance pianística são mescladas à projeção mapeada de um vídeo pré-editado. Este composto videográfico não só busca traduzir a consonância da multiplicidade que atravessa a obra schumanniana com o paradigma estético processual que caracteriza o mundo contemporâneo, como também alia a expressão artística da performance pianística e da videoinstalação à prática da pesquisa organizada e do estudo crítico continuamente renovado, ressaltando a atualidade das proposições arquitetadas pelos gênios da cultura, Robert e Clara Schumann, e Johannes Brahms. Desse modo, o foco de a dobra schumanniana corrobora a coetaneidade de obras poéticas distantes no tempo.||The schumannian warp is a concert-installation consisting of video and piano performances on a specific environment. The video compositions are simultaneously projected on the sidewalls, as well on a special screen, which involves a circular stage where the piano is placed. Through digital processing in real time, the images of the musical performance are merged to a pre-edited video mapped projection. Not only to render the consonance of multiplicities of Schumann’s work with the procedural esthetic paradigm that characterizes the contemporary world, this video composite combines the artistic expression of piano and video performances with the practice of organized research and critic studies continuously renewed, enhancing the contemporaneity of propositions created by the culture geniuses Robert and Clara Schumann, and Johannes Brahms. Thereby, the schumannian warp confirms the modernity of poetic works distant in time.
ISSN
1678-5320
Periódico
Autor
Zani, Amilcar | Zani, Heloisa | Oliveira, Branca de
Data
24 de dezembro de 2014
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/96739 | 10.11606/issn.2178-0447.ars.2014.96739
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2014 Amilcar Zani, Heloisa Zani, Branca de Oliveira
Fonte
ARS; Vol. 12 No. 24 (2014); 71-80 | ARS (São Paulo); v. 12 n. 24 (2014); 71-80 | ARS; Vol. 12 Núm. 24 (2014); 71-80 | 2178-0447 | 1678-5320
Assuntos
art-research | interdisciplinarity | multiplicity | music/video | interactivity. | arte-pesquisa | interdisciplinaridade | multiplicidade | música/vídeo | interatividade.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion