-
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
- Voltar
Metadados
Descrição
O artigo enfatiza uma discussão com vistas à compreensão das dificuldades que levam alunos trabalhadores que frequentam as escolas públicas da cidade, a tomar a decisão de abandonar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) para desenvolver atividades voltadas ao agronegócio de Campos Lindos (TO). O texto traz uma abordagem sobre os problemas existentes no cenário educacional, evidenciando que a infraestrutura pouco adequada das escolas públicas no município, bem como o planejamento da educação em Campos Lindos sem considerar a condição social dos estudantes, em especial dos jovens e adultos, o que não permite que se obtenha bons resultados, tanto para professores, quanto para estudantes. Alguns elementos de representação deste contexto estão nos baixos indicadores sociais, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb), destacando na análise que os jovens e adultos que abandonam a EJA podem cooperar para a melhoria desses indicadores. A pesquisa é de abordagem quanti-qualitativa, com análise documental, entrevista semiestruturada como instrumento de geração de dados e o uso da cartografia temática. O suporte teórico estrutura-se, sobretudo, a partir de Minayo (2009), Sá-Silva, Almeida e Guindane (2009), Severino (2007), Martinelli (2009), Jolly (2004), Santos (2019), Prearo, Maraccini e Romeiro (2014,), Jannuzzi (2002), Bourdieu (2007), Freire (2007), Romanelli (1986), Haddad (2017), Haddad e Di Pierro (2000). Os dados revelaram que a educação tem participação significativa para que os indicadores sociais continuem com resultados baixos.
ISSN
2317-5516
Periódico
Autor
COSTA, Rosalia de Sousa Lima | AGUIAR, Vinicius Gomes de
Data
19 de dezembro de 2020
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516)
Fonte
Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516); v. 20 n. 02 (2020): Temporis[ação]; 29 | 2317-5516 | 1518-6229
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion