-
A educação para o bem: potencial de legitimação da pedagogia geral
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo descreve formas tradicionais de uso do “bem” em teorias da
educação. A tese histórica tem como objetivo o estabelecimento de um vínculo entre o
bem platônico e teorias da alma postas em dúvida pelo sensualismo de Locke. A teoria
da aprendizagem de Locke rompe com a concepção de uma localização da idéia do bem
no interior da alma e desenvolve uma alternativa pública da educação paternal. A discussão
sistemática proposta está associada a essa concepção: o caráter geral da pedagogia é
associado com procedimentos públicos da negociação moral, que devem ser pressupostos
em todas as tentativas de se vincular educação com o bem. Uma concepção plural de
“bem” se origina da constituição política de sociedades públicas, que têm de respeitar
teorias educacionais se quiserem sustentar pretensões democráticas. Nesse sentido, o
caráter absoluto do bem seria apenas uma autopretensão necessária.
Descritores – Bem; teorias da educação; pluralidade de bens; pedagogia geral.
ABSTRACTEducational towords the good – legitimization potencials of pedagogical theory
The author describes traditional uses of “the good” in educational theories.
It is maintained that, historically, the Piatonic good relates to theories of the soul which
were queried by sensualism following John Locke. Locke’S theory of learning dissolves
the inner locus of the idea of the good and develops a public alternative to paternal
education. This concept is taken up in the systematic discussion: the general in pedagogics
is linked with public procedures of moral negotiations which have to be presupposed in
all attempts to combine education with the good. A plural conception of the good results
front the political constitution of societies, which have to respect educational theories if
they claim democratic Standards. In this sense, the absoluteness of the good would be
nothing but a necessary self-directed Standard.
Key words – Good; educational theories; plural conception of the good; general
pedagogics.
ISSN
1981-2582
Periódico
Autor
Oelkers, Jürgen
Data
23 de agosto de 2007
Formato
Idioma
Fonte
Educação; Vol. 30 No. 2 (2007) | Educação; Vol. 30 Núm. 2 (2007) | Educação; v. 30 n. 2 (2007) | 1981-2582 | 0101-465X
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion