A educação somática, como conjunto de técnicas corporais e processo relacional que tangencia nossa biologia, consciência e o meio ambiente, pode ser desenvolvida na escola com fins pedagógicos e conseguir constituir-se como meio de inclusão das diversidades corporais, comportamentais e de aptidão física. Esta assertiva levou-nos a objetivar o desenvolvimento de reflexões sobre algumas experiências/pesquisas de educação somática no Brasil com o intuito de iniciar uma discussão epistemológica para novas propostas curriculares de educação física escolar que envolvam os princípios da educação somática na educação básica brasileira.
Costa, Fábio Soares da | Santos (Pontifícia Universidade Cató lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/Brasil), Andreia Mendes dos | Rodrigues (Universidade Federal do Piauí – UFPI, Teresina/PI, Brasil), Janete de Páscoa
Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Estudos da Presença
Fonte
Brazilian Journal on Presence Studies; v. 9, n. 1 (2019): Jan./Mar. 2019; 1 - 21 | Révue Brésilienne d'Études de la Présence; v. 9, n. 1 (2019): Jan./Mar. 2019; 1 - 21 | Révue Brésilienne d'Études de la Présence; v. 9, n. 1 (2019): Jan./Mar. 2019; 1 - 21 | Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 9, n. 1 (2019): Jan./Mar. 2019; 1 - 21 | 2237-2660