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A empregabilidade nos Parâmetros Curriculares Nacionais: implicações e limites a formação humana
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Metadados
Descrição
O presente trabalho analisa, à luz da ontologia marxiana, a formação voltada para a empregabilidade contida nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998/1999), nos Temas Transversais (1998) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (1999). A análise desta problemática, com base nos fundamentos da perspectiva ontológico-marxiana, permitiu constatar que a formação na perspectiva da empregabilidade articula-se com as categorias da cidadania e do consumidor. A empregabilidade cumpre o papel de adequação dos indivíduos a um mercado de trabalho cada vez mais instável e em crise estrutural, tendo o campo da cidadania e do mercado consumidor como lugares naturais nas disputas e conquistas dos sujeitos sociais. A abordagem defendida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais apresenta a sociabilidade do capital como algo insuperável e intocável, cabendo apenas transformar a consciência dos homens, capacitando-os para o enfretamento dos desafios de um mundo tecnologicamente desenvolvido e economicamente mundializado. A critica realizada por nossa análise, pauta-se na explicitação das implicações e limites dessa proposta para a formação humana, compreendendo que a proposta dos documentos analisados mantém os efeitos do trabalho alienado sobre o trabalhador, legitimando e naturalizando a desumanização inerente às relações sociais da sociabilidade capitalista. Quanto à vida coletiva, os Parâmetros Curriculares Nacionais e os Temas Transversais sugerem a cidadania e o mercado consumidor. Entendemos que essa vida coletiva tem uma existência abstrata e vazia de sentido, pois restringe-se ao espaço da política e do mercado, controlados e necessários à reprodução desse sistema. E por fim, tentamos demonstrar as possibilidades de uma atividade educativa que vislumbre uma formação para além do capital.
ISSN
1676-2592
Periódico
Autor
Moreira, Luciano Accioly Lemos
Data
14 de novembro de 2008
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/743 | 10.20396/etd.v9i1.743
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
Fonte
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 9 No. 1 (2007): Número Temático: Da tecnologia educacional, humana e visual à educação filosófica e ambiental; 124-135 | ETD - Educação Temática Digital; Vol. 9 Núm. 1 (2007): Número Temático: Da tecnologia educacional, humana e visual à educação filosófica e ambiental; 124-135 | ETD - Educação Temática Digital; v. 9 n. 1 (2007): Número Temático: Da tecnologia educacional, humana e visual à educação filosófica e ambiental; 124-135 | 1676-2592
Assuntos
Empregabilidade. Crise estrutural. Cidadania. Mercado consumidor. Formação humana. | Empregabilidade | Formação humana
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Pesquisa bibliográfica