-
A epistemologia de Humberto Maturana e suas implicações à formação de professores para o ensino de ciências
- Voltar
Metadados
Descrição
The article is the result of theoretical research of an essayistic nature on Maturana's proposal on the question of knowledge and its implications for the formation of teachers for Science Teaching. Methodically, the essay is structured from the perspective of critical hermeneutics, constituting an effort to phenomenologically understand the implication of Maturana's proposal for the field of teaching and teacher training. Although the author did not think of his proposal in this direction, it is possible, when appropriating his project, to transpose it to conditions that go beyond its initial objectives. Our objective here was to make explicit the central thesis of the studied author, which is: we live in a world with other living beings and share with them the vital process. For this reason, the events in the world around us are not prior to our experience, because our life trajectory makes us build our knowledge of the world, knowing that it also builds its knowledge about us. Thus, we can affirm that knowledge occurs through the interaction of the living being with the environment and between the environment and the living being, and in this process both undergo changes and these completely alter our existential condition. The text tends to conclude that the reflections presented are always an invitation for us to question ourselves about the science teaching process, that is, it is a way to worry about the way we are doing science and how we are teaching as part of a human formation process. ||O artigo resulta de pesquisa teórica de caráter ensaístico sobre a proposta de Maturana a questão do conhecimento e suas implicações à formação de professores para o Ensino de Ciências. Metodicamente o ensaio estrutura-se a partir da perspectiva da hermenêutica crítica, constituindo-se em esforço de compreensão fenomenológica da implicação da proposta de Maturana para o campo do ensino e da formação de professores. Embora o autor não tenha pensado sua proposta nessa direção, é possível, ao apropriar-se de seu projeto, transpô-lo para condições que ultrapassam seus objetivos iniciais. Nosso objetivo aqui foi de explicitar a tese central do autor estudado que é: vivemos em um mundo com os outros seres vivos e compartilhamos com eles do processo vital. Por isso, os acontecimentos do mundo que nos cerca não são anteriores à nossa experiência, pois nossa trajetória de vida nos faz construir nosso conhecimento do mundo, sabendo que esse também constrói seu conhecimento a nosso respeito. Assim, podemos afirmar que o conhecimento se dá pela interação do ser vivo com o meio e do meio com o ser vivo, e nesse processo ambos passam por modificações e essas vão alterando por completo nossa
condição existencial. O texto tende a concluir que as reflexões apresentadas são sempre um convite para que possamos nos questionar sobre o processo de ensino de ciências, ou seja, é uma forma de nos inquietar sobre a forma como estamos fazendo ciências e como estamos ensinando como parte de um processo de formação do humano.
ISSN
2238-8850
Periódico
Autor
Ghedin, Evandro
Data
19 de janeiro de 2021
Formato
Identificador
Idioma
Fonte
Revista Polyphonía; v. 32 n. 1 (2021): Dossiê Escola, Complexidade e Justiça Social; 241-261 | 2238-8850 | 2236-0514
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion