-
A escola na mídia: entre inovações e controles
- Voltar
Metadados
Descrição
A mídia se constituiu, ao longo dos últimos tempos, em um espaço privilegiado de circulação de saberes e conhecimentos sobre a vida em geral. Em relação à escola, não tem sido diferente. Com o objetivo de analisar a produtividade de alguns dos discursos sobre a escola, presentes na mídia – particularmente aquela impressa –, busquei, nas reportagens sobre a violência escolar e sobre o incentivo à utilização das novas tecnologias, confirmar a existência de um dispositivo (FOUCAULT, 1989) continuamente utilizado pela mídia para enfatizar a relevância da escola entre nós. Os exemplos aqui trazidos ilustram a variedade, a quantidade e a “qualidade” dos argumentos utilizados em relação à escola e, ainda que as conclusões não sejam (nem pretendam ser) definitivas, talvez a única saída para a escola contemporânea, apontada pelas reportagens, seja, diante das constantes ameaças, fazer uso das inovadoras tecnologias e dos infinitos mecanismos de controle para manter “nas” escolas os incivis, indisciplinados e mal-educados que ainda não conseguiram aprender a acreditar na importância da mesma (e na educação por ela praticada).
ISSN
1676-2592
Periódico
Autor
Rocha, Cristianne Maria Farmer
Data
13 de janeiro de 2009
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1048 | 10.20396/etd.v9i0.1048
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
Fonte
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 9 (2008): Número Especial: “Escola, currículo e cultura: narrativas objetos e imagens"; 126-148 | ETD - Educação Temática Digital; Vol. 9 (2008): Número Especial: “Escola, currículo e cultura: narrativas objetos e imagens"; 126-148 | ETD - Educação Temática Digital; v. 9 (2008): Número Especial: “Escola, currículo e cultura: narrativas objetos e imagens"; 126-148 | 1676-2592
Assuntos
Escola. Mídia. Violência escolar. Novas tecnologias. Vigilância. Controle. | Violência escolar
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares | Pesquisa bibliográfica