Descrição
Com a aprovação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, lei nº 9 394/96, foram elaborados os Parâmetros Curriculares Nacionais, com o objetivo de que todas as regiões do Brasil tenham diretrizes curriculares comuns, voltadas especialmente para o ensino fundamental. Com a elaboração dos PCNs, vieram os temas transversais, que, de certa maneira, estão sendo institucionalizados e regulamentados, pois a escola, de alguma forma, no seu projeto educativo, já contempla uma série de ações voltadas ao desenvolvimento de valores morais e sociais. Vale, no entanto, ressaltar a dificuldade de adequar o currículo a essa nova proposta, como elaborar um currículo voltado para o desenvolvimento das capacidades intelectuais dos alunos e, ao mesmo tempo, transversalizá-lo com temas que demandem novas posturas, tanto dos alunos quanto dos docentes e de toda a escola. Como, efetivamente, elaborar um currículo que atenda não só às exigências legais, mas, sobretudo, às exigências humanas, sociais e morais para a construção de cidadãos que saibam valorizar a natureza, o homem e os sentimentos? O presente artigo objetiva discutir a inserção dos temas transversais na escola, sua transversalização na organização curricular e a compreensão destes pelos professores.