-
A escrita do gênero textual poema no ensino fundamental I||The writing of the poem textual gender in elementary school I||La escritura del género textual poema en la educación primaria
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo, de natureza qualitativa, discute a escrita do gênero textual poema no Ensino Fundamental, buscando avaliar seus componentes internos (conteúdo temático, estilo de linguagem e estrutura composicional), relacionando-os à sequência didática elaborada e executada por uma docente. O estudo inicia-se com um breve resgate da história do ensino da escrita, do início das práticas de letramento e do ensino dos gêneros textuais nas escolas brasileiras. Além disso, recuperam-se trabalhos sobre a importância das sequências didáticas para o ensino dos gêneros. Por fim, observa-se a atividade de escrita do gênero textual poema por alunos de um quinto ano de escola pública, cujos textos são descritos e analisados. Os resultados obtidos apontam, positivamente, para a adequação ao tema e à estrutura composicional requeridos, porém, indicam fragilidades, sobretudo, no estilo de linguagem adotado. A análise dos resultados sugere relação direta entre as atividades da Sequência Didática e os componentes desenvolvidos nos poemas.||This article, of qualitative nature, discusses the writing of the textual gender poem in Elementary School, trying to evaluate its internal components (thematic content, language style and compositional structure), relating them to the Didactic Sequence elaborated and executed by the teacher. The study begins with a brief rescue of the writing teaching history, the beginning of literacy practices and the teaching of textual genders in Brazilian schools. In addition, recovered work about the importance of the Didactic Sequences for the teaching of genders. Finally, we observe the writing activity of the textual gender poem by fifth grade students in Elementary school, whose texts are described and analyzed. The obtained results point, positively, to suit the theme and the required compositional structure, but indicate weaknesses in the language style. The analysis of the results suggests a direct relationship between the activities of the Didactic Sequence and the developed components in the poems.||Este artículo cualitativo discute la redacción del género textual poema en la escuela primaria, buscando evaluar sus componentes internos (contenido temático, estilo de lenguaje y estructura compositiva), relacionándolos con la secuencia didáctica elaborada y realizada por un maestro. El estudio comienza con una breve revisión de la historia de la enseñanza de la escritura, el comienzo de las prácticas de alfabetización y la enseñanza de géneros textuales en las escuelas brasileñas. Además, se está recuperando el trabajo sobre la importancia de las secuencias didácticas para la enseñanza de géneros. Finalmente, se observa la actividad de escritura del género poema por parte de estudiantes de quinto año de escuela pública, cuyos textos se describen y analizan. Los resultados apuntan positivamente a la adecuación al tema requerido y la estructura compositiva, sin embargo, indican debilidades, sobre todo, en el estilo de lenguaje adoptado. El análisis de los resultados sugiere una relación directa entre las actividades promovidas en la secuencia didáctica y los componentes bien desarrollados en los poemas.
ISSN
0104-7469
Periódico
Autor
Santos, Flávio Renato | Osti, Andréia | Cunha, Neide de Brito
Data
28 de julho de 2020
Formato
Identificador
http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/11442 | 10.5335/rep.v27i2.11442
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Flávio Renato Santos, Andréia Osti, Neide de Brito Cunha | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Revista Espaço Pedagógico; v. 27 n. 2 (2020): INFÂNCIA E CIDADANIA; 524-548 | 2238-0302 | 0104-7469
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares