Descrição
This paper aims to study the “rebirth” of photojournalism through photo agencies, taking as a case study the European agency NOOR, based in Amsterdam, the Netherlands, with photographers throughout the world. The idea is to reverse the cliches of the death of photojournalism and the crisis of image and offer solutions when some apocalyptics (paraphrasing the semiotician Umberto Eco) proclaim the end of the genre and propose solutions that remove the essence of photojournalism, which is to be information and to tell a story.||Este trabajo pretende estudiar el “renacimiento” del fotoperiodismo a través de agencias de fotos, tomando como caso de estudio la agencia europea NOOR, con sede en Amsterdam, Países Bajos, con fotógrafos en todo el mundo. La idea es reverter los clichés de la muerte del fotoperiodismo y de la crisis de la imagen y presentar soluciones cuando algunos apocalípticos (parafraseando el semiólogo Umberto Eco) decretan el fin del género y parten para soluciones que retiran lo fundamental del fotoperiodismo, que es ser información y contar una historia.||O artigo tem como objetivo estudar o “renascimento” do fotojornalismo por meio de agências fotográficas, tomando como estudo de caso a agência européia NOOR, com base em Amsterdã, Holanda, com fotógrafos espalhados pelo mundo. A ideia é reverter os clichês da morte do fotojornalismo e da crise da imagem e apresentar soluções quando alguns apocalípticos (parafraseando o semiólogo Umberto Eco) decretam o fim do gênero e partem para soluções que retiram o fundamental do fotojornalismo, que é ser informação e contar uma história.