-
A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE A SERVIÇO DE FORMAR-SE PARA OS PROCESSOS ESCOLARES INCLUSIVOS||LA FORMACIÓN DOCENTE CONTINUA: EL SERVICIO DE FORMACIÓN PARA LOS PROCESOS ESCOLARES INCLUSIVOS||A CONTINUING TEACHER TRAINING AT THE SERVICE OF FORMATION FOR THE INCLUSIVE SCHOOL PROCESSES
- Voltar
Metadados
Descrição
The present study of qualitative approach deals with the continuing teacher training related to Special Education in the context of Inclusive Education. The interlocution is built through a bibliographical survey involving the academic production of the area. The following problematization is made: which knowledge can feature the teaching for inclusive school processes? The notes from the academic literature show that those ways of knowing which are instrumentalist and disconnected from reflection prevail in the school space. The following continuing teacher training guidelines are stated, from research, for the inclusive school processes: the collaborative work among school agents, the pedagogical knowledge through articulation between theory and practice and the value of space for teacher reflection in everyday situations.
||
El presente estudio cualitativo, aborda la formación continua de los profesores vinculados a la Educación Especial desde la perspectiva de la Educación Inclusiva. A partir de la indagación que se realizó a la bibliografía específica del área, surge la siguiente pregunta de investigación: ¿Cuáles conocimientos caracterizan la práctica docente en los procesos escolares inclusivos? La literatura académica evidencia que pueden existir diferentes maneras de identificar a los docentes en los espacios de reflexión, entre ellas: los instrumentalistas e incoherentes. A partir de esta investigación, se enuncian algunas pautas para la formación continua docente en los procesos escolares inclusivos como son: el trabajo colaborativo entre los agentes escolares, el saber pedagógico por medio de la articulación entre la teoría y práctica, así como la valorización del espacio de reflexión docente en su cotidianidad.
||
O presente estudo de abordagem qualitativa aborda a formação continuada de professores relacionada à Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. A interlocução é construída por meio de levantamento bibliográfico envolvendo a produção acadêmica da área. Faz-se a seguinte problematização: Quais conhecimentos podem caracterizar o fazer docente para os processos escolares inclusivos? Os apontamentos da literatura acadêmica manifestam que prevalecem os modos de conhecer instrumentalistas e desconexos da reflexão no espaço escolar. A partir da investigação, afirma-se como diretrizes da formação continuada docente para os processos escolares inclusivos: o trabalho colaborativo entre os agentes escolares o conhecimento pedagógico por meio da articulação entre teoria e prática; e a valorização do espaço de reflexão docente nos cotidianos.
ISSN
2178-2679
Periódico
Autor
da Silva, Mayara Costa | Haas, Clarissa
Data
4 de dezembro de 2019
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5901 | 10.22481/praxisedu.v15i36.5901
Idioma
Editor
Fonte
Práxis Educacional; v. 15 n. 36 (2019): Edição Especial; 465-493 | Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 36 (2019): Edição Especial; 465-493 | Práxis Educacional; Vol. 15 No. 36 (2019): Edição Especial; 465-493 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
Educação especial | Educação inclusiva | Formação continuada docente | Educación especial | Educación inclusiva | Formación continua docente | Continuing teacher training | Inclusive education | Special education
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos Pares